São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Próximo Texto | Índice

Multipapo

Comunicadores se renovam e oferecem conversas por voz e por vídeo, ligações para telefone fixos e celulares, bate-papos com várias pessoas ao mesmo tempo e compartilhamento de arquivos usando redes de troca

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Todo homem é uma ilha, mas cada vez mais cercado de pontes por todos os lados. Isso, pelo menos, no que depender dos programas comunicadores, que têm apresentado dezenas de ferramentas para facilitar o contato entre os internautas ondequer que eles estejam.
O vídeo é a nova vedete do gênero, integrado às últimas versões dos programas do MSN, do Yahoo! e do Skype. Apesar de, nessa modalidade, ser possível apenas dois internautas conversarem por vez, o papo por voz se multiplica em participantes e, no caso do Skype, por exemplo, comporta até cem pessoas simultaneamente. E o que é melhor: permitem falar com pessoas do outro lado do mundo sem pagar a mais pela distância.

Novidades
Na semana passada, o caldo comunicador engrossou ainda mais. O MSN, da Microsoft, lançou oficialmente o MSN Live Messenger, sucessor do MSN Messenger 7.5 e parte do pacote Live, de serviços on-line. Já o Yahoo! investiu no lançamento de ferramentas (plug-ins) para personalizar seu Yahoo! Messenger withVoice. Além do bate-papo por escrito, ambos também permitem conversas por vídeo e por VoIP, tecnologia em que a voz trafega não pela linha telefônica, mas pelo cabo da internet -daí o nome, abreviação de voz sobre IP. Sua maior vantagem é a economia: na VoIP, não há cobrança de pulso, nem de interurbano (DDD) nem de ligação internacional (DDI). Analogamente, é como se fosse e-mail de voz, só que instantâneo.
Nesse quesito, o campeão da popularidade é o Skype, que, em abril deste ano, após dois anos e meio de existência, bateu a marca de 100 milhões de usuários. O programa também permite ligar do computador para telefones fixos e para celulares. O papo por voz também é oferecido pelo Google Talk, que não conta com vídeo, mas tem uma vantagem que os outros não têm: é integrado ao e-mail (Gmail).
O melhor de tudo é que, nessa barulhenta disputa, quem tem falado mais alto é o internauta, que a cada dia ganha mais opções para se comunicar.


Próximo Texto: Tec-tec-tec: Google lança serviço para fazer pagamentos virtuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.