São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Chats ganham funções para seduzir o internauta

PARA TODOS OS GOSTOS MSN, Yahoo! e Google diferenciam seus programas de bate-papo com atributos que ampliam as possibilidades de comunicação on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada, dois dos mais populares comunicadores apresentaram novas garras para atrair o internauta, que já começa a se habituar a falar e ver seus amigos pela internet, com papos por voz e por vídeo.
O MSN Messenger oficializou sua versão Live, que faz troca de arquivos por rede P2P, envia mensagem para usuários off-line e torpedos para celulares da Claro, da TIM e da Vivo.
Já o Yahoo! lançou um pacote de ferramentas de integração com outros sites. Seu Messenger passa a mostrar lista de presentes da loja Amazon e a informar sobre os lances e ofertas do eBay.

Aulas
Como comprovam as novidades, nenhum lugar é muito longe quando se está conectado. Foi o que descobriu a professora de português Lidiane Tahan, que, durante os três anos em que viveu nos EUA, usou os programas para dar aulas à distância e mantém um site com lições em áudio (www.easyportuguese.com).
"Fui contratada por uma empresa alemã para dar aulas a um casal que morava na Espanha, enquanto eu estava nos EUA", conta a professora, que usa recursos de voz e de vídeo para ensinar. "Falava pelo Skype e usava a ferramenta Whiteboard, do MSN Messenger, um tipo de lousa", explica.
Para Tahan, as aulas virtuais saem em desvantagem quando a conexão está ruim, o que causa atrasos de voz, e quando precisa corrigir pronúncia. "A resolução do vídeo não é suficiente para ver detalhes", diz a professora.
Outro obstáculo é encontrar um período bom para todos, por conta dos fusos horários diferentes. "É incrível ensinar no conforto da minha casa", diz.

Abrace a concorrência
Os portais disputam os internautas e, na briga, vale até se unir à concorrência. É o que deve acontecer ainda neste ano com o MSN e o Yahoo!, que anunciaram uma integração de seus comunicadores, mas não adiantaram detalhes. (MB)


Texto Anterior: Eventos On-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Office deverá oferecer vídeo e telefonia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.