São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Blá-blá-blá via Skype comporta cem pessoas

VERSÁTIL Ele recebe chamada de celular ou fixo e oferece papo com vídeo

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você tem conexão de banda larga à internet, microfone e fone de ouvido, já está habilitado a conversar com qualquer pessoa que disponha dessas mesmas condições, em qualquer lugar do mundo. E o melhor: de graça.
Mas não é só a economia o principal atrativo de um programa de VoIP. No caso do Skype, a sedução também ocorre pela facilidade de uso. Lançado em agosto de 2003, ele já ultrapassou 100 milhões de usuários neste ano. Sua popularidade foi uma das razões pelas quais acabou adquirido pelo site de leilões eBay por US$ 2,5 bilhões, em uma das negociações mais astronômicas da história da internet.
Além de integrar conversa via voz nas negociações do site, o eBay também oferecerá pagamentos on-line pelo Skype usando o PayPal, outro serviço pertencente ao eBay.
O Skype funciona como os demais mensageiros: para usá-lo, é preciso primeiro baixar o programa e escolher um nome de usuário. Então, basta adicionar amigos que também utilizem o soft e formar sua lista de contatos. É possível procurá-los pelo nome, pelo e-mail e pela localização, em uma espécie de lista telefônica de usuários.
Uma vez catalogados, dá para iniciar conversas com os contatos por escrito (chat), por voz e por vídeo -este último requer o download da versão 2.0 e o uso de uma webcam. Com o vídeo, apenas dois usuários se comunicam de cada vez, diferentemente do que acontece nos papos por voz e por chat, nos quais até cem pessoas podem interagir simultaneamente, e o grupo participante ainda pode ser salvo para que a conversa prossiga mais tarde.
Para falar com todas essas pessoas ao mesmo tempo, é preciso usar o recurso skypecast (skypecasts.skype.com), em que um moderador organiza o burburinho ligando e desligando o microfone dos demais. É possível tanto criar um skypecast quanto participar de algum já existente. Há discussões sobre futebol, papo entre gays e, no caso dos ingleses, até fofocas sobre a versão local do reality show "Big Brother".
Com versões para Windows, Mac OS X, Linux e portáteis, ele também permite fazer e receber ligações de telefones fixos e móveis. O plano pré-pago SkypeOut permite ligar para telefones comuns do mundo todo -a tarifa varia conforme a localidade. Já pelo SkypeIn, o usuário adquire um número Skype que pode ser discado de qualquer telefone. A assinatura anual custa 30 e inclui secretária eletrônica. (MB)


Texto Anterior: Diversidade: Menos populares são opção
Próximo Texto: Produção do "Pânico" usa VoIP na Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.