São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

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Placa especial ajuda micro a simular as leis da física

DA ASSOCIATED PRESS

Imagine que você está em um galpão lotado de caixas e de tubulações de óleo. Obviamente, lançar uma granada nesse lugar criaria um ambiente caótico. Agora, imagine essa mesma situação em um videogame. As caixas virtuais poderiam até se mover, mas você não veria os pedaços delas voando, como acontece no mundo real.
A razão para isso acontecer? Os recursos dos computadores atuais são limitados. Entre a inteligência artificial dos games, o processador e a placa de vídeo não sobra potência para os cálculos exigidos para a reprodução de movimentos realistas.
A solução proposta por empresas inovadoras é o uso de um outro chip, dedicado exclusivamente à reprodução das leis da física.
Na vanguarda dessa área, está a Ageia Technologies, que lançou a placa PhysX -já presente em PCs de marcas como a Alienware e a Falcon Northwest, que custam mais de US$ 5.000. Resta agora esperar games que consigam explorar o poder das placas. Tom Clancy's Ghost Recon e City of Villains, são os primeiros da lista.


Tradução de Juliano Barreto

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