São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gênero também apresenta opções para videogames

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Historicamente, os jogos de estratégia nunca deram certo nos consoles, em parte por causa dos comandos, difíceis de serem adaptados ao joystick, sem a ajuda do mouse. Mas o Xbox 360 pretende quebrar esse paradigma, começando pelo lançamento de Battle for Middle-Earth II, que chega neste mês, após passagem pelo PC.
Para tornar o jogo, que é baseado em "O Senhor dos Anéis", viável no aparelho, a Electronic Arts readaptou o sistema de controle, criando um esquema mais intuitivo, com doses maiores de ação.
Já nos videogames portáteis, jogos de estratégia não são exatamente uma novidade: nos aparelhos de bolso quem dá as cartas é o estilo por turnos, em que cada jogador tem a sua vez. A tela sensível do DS ajuda a controlar as unidades de Advance Wars: Dual Strike, que leva a fórmula por turnos a um contexto militar futurista.
Já o PSP, o portátil da Sony, usa e abusa do potencial visual de sua ampla tela, no game Field Commander. Em 30 missões, é preciso orquestrar táticas militares por terra, céu e mar, em meio a ambientes totalmente tridimensionais, com terrenos e efeitos climáticos.

Texto Anterior: R$ 40
Próximo Texto: Entrevista: "A Wikipédia não é anarquia", diz Wales
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.