São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

iSummit mostra Creative Commons usada na prática

DO ENVIADO AO RIO DE JANEIRO

Uma cerveja chamada Freedom Beer foi um dos maiores destaques do iSummit. Trata-se de uma bebida que tem sua fórmaula aberta para que qualquer um possa criá-la. Basta pegar a fórmula no site www.voresoel.dk e colocar a mão na massa.
Assim como a cerveja, exemplos práticos do que pode ser desenvolvido sob Creative Commons não faltaram no evento. Foi possível observar de perto projetos como a Freedom Toaster (freedomtoaster.org), máquina que permitia a gravação de CDs, e conhecer de perto o projeto CC Mixter (ccmixter.org), um site que permite criar, usar e editar músicas.
O Rio de Janeiro foi o escolhido para abrigar o iSummit 06 devido à estreita ligação do Brasil com a Creative Commons. No conselho da entidade há um brasileiro, Ronaldo Lemos. Além disso, artistas e políticos brasileiros defendem o uso da Creative Commons. Um dos exemplos é o ministro da Cultura Gilberto Gil, que estava presente na abertura do iSummit. O músico já colocou algumas de suas músicas sob a licença livre.
Além dele, representantes da gravadora Trama e da Agência Brasil defendiam esse tipo de licenciamento em obras.
A gravadora oferece em seu site (www.trama.com.br) uma vasta quantidade de músicas que podem ser livremente baixadas por qualquer internauta. Já a Agência Brasil oficializou a promessa de tornar todo o seu conteúdo Creative Commons.
A licença Creative Commons surgiu em 2001 para tornar mais flexível a legislação de direitos autorias. (SV)


Texto Anterior: O homem por trás da Wikipédia
Próximo Texto: Além da enciclopédia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.