São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

MACWORLD
Feira em Nova York é palco de apresentação de notebook que permite acesso sem fio à Internet
Apple lança portátil em cores

Associated Press
Steve Jobs mostra o iBook, computador portátil colorido da Apple que deve chegar ao mercado em setembro, custando US$ 1.599


RODOLFO LUCENA
enviado especial a Nova York

O mundo é colorido, translúcido e... portátil. Pelo menos, esse parece ser o quadro que está sendo pintado pela Apple, que fez da MacWorld, feira realizada em Nova York na semana passada, o palco para a apresentação da sua mais nova vedete: o iBook, versão portátil do iMac.
Trata-se de um notebook especialmente voltado para estudantes e usuários domésticos, com o design arredondado e as cores que fizeram do iMac um sucesso de vendas. Até o mês que vem, quando o micro completa um ano no mercado, a Apple deve entregar 1,9 milhão de unidades de seu computador colorido, mais do que o total de micros vendidos em um ano no Brasil.
O lançamento foi feito com pompa e circunstância para uma platéia cativa, os macmaníacos que rechearam o auditório do Jacob K. Javits Center para beber as palavras do longamente interino presidente Steve Jobs.
Mas, antes dele, uma brincadeira: o ator Noah Wyle adentra o palco vestido à la Jobs e imita o estilo entusiasta do executivo, dizendo que todos vão ver produtos "insanamente geniais".
O próprio Jobs foi mais contido. Todos esperavam o anúncio do portátil -a notícia tinha corrido pela Internet-, mas ele começou falando de negócios.
Festejou o lucro de US$ 203 milhões obtido no último trimestre -o sétimo seguido em que a empresa tem resultado positivo, depois de uma longa e tenebrosa noite de prejuízos e perda de presença no mercado.
Falou do que chamou de "entusiasmo" dos desenvolvedores de software e de fabricantes de acessórios e periféricos para o Macintosh. E, finalmente, começou a contar as novidades da Apple.
Apresentou a QuickTime TV, tecnologia para transmitir vídeo pela Internet, ao vivo ou não, com alta qualidade, praticamente sem interrupções e grátis tanto para o usuário final quanto para os desenvolvedores de conteúdo.
Anunciou o novo sistema operacional da Apple, o "MacOS 9", que chega em outubro e traz cerca de 50 novos recursos -inclusive a nova versão do "Sherlock", mecanismo de busca na Internet que permitirá até pesquisa de preços de produtos vendidos pela rede.
E mostrou o iBook, que virá em azul ou tangerina, tem alça colorida embutida e fecha como um telefone celular, sem precisar de trava. Mas sua característica mais inovadora é permitir criar uma pequena rede sem fio, inclusive para acesso à Internet.
No mercado americano, em setembro, vai custar US$ 1.599 -um pouco caro, já que o portátil mais vendido no mês passado nos EUA, o Toshiba 2545 (cor: grafite), tem recursos semelhantes e sai por US$ 1.264.


Próximo Texto: Sistema QTV facilita a transmissão de vídeo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.