São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

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Sites estão ligados a marketing direto

DA "SALON"

A polêmica em torno dos serviços que estariam iludindo internautas para praticar spam fez com que a Califórnia Consumer Action Network, organização de defesa do consumidor, estudasse processar os sites. Joe Hughes, advogado do grupo, acusa os serviços de violar leis estaduais contra publicidade enganosa e desleal.
O webmaster Justin Beech saiu à caça dos cupidos eletrônicos.
Ainda que o registro dos sites no Whois seja parcialmente falso, por exemplo, o número de telefone do Crushlink está registrado como 800-000-0000. Os endereços IP de seus servidores não mentem: Beech vinculou os dois sites a uma empresa de marketing direto. Mas foi Rob Whelan, diretor de informações em uma empresa de varejo, que encontrou alguém que admite ser presidente e co-proprietário da Crushlink.
Quando ele recebeu seu torpedo da Crushlink, Whelan contatou organizações de combate ao spam. Então recebeu um telefonema de Greg Tseng, aluno de pós-graduação em física na Universidade Stanford.
Tseng havia fundado a companhia Flyingchickens.com, site que vendia livros aos alunos de Harvard, e se fundiu com outra empresa, a Limespot.com, que publicava listas de eventos. Ele não tem o estereótipo que Whelan esperava. "É um jovem brilhante e infelizmente optou por essa vocação", diz Whelan. "Ele tem espírito empreendedor, mas acho que está mal orientado."


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