São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wi-Fi municipal democratiza rede

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Comprovando que tamanho não é documento, o pequeno município de Piraí, no Rio de Janeiro, viabilizou algo ainda inédito nas grandes capitais do país: cobertura municipal para conexão sem fio à internet.
Batizado de Piraí Digital (www.piraidigital.com.br), o projeto nasceu da parceria entre prefeitura, governo do Estado, universidades e outras 20 empresas e instituições como forma de combater o desemprego. Bem-sucedido, o programa fez de Piraí uma das sete indicadas ao Top Seven Intelligent Communities 2005, prêmio que elege as cidades mais inteligentes do mundo.
Com 95% de seus 520 km2 cobertos, Piraí oferece aos seus 23,7 mil habitantes acesso sem fio à rede de seus domicílios (R$ 35 mensais por 128 Kbps) ou de postos espalhados pela cidade, de onde navega-se gratuitamente com ajuda de assistentes.
A dona-de-casa Sandra Esteves, 38, entra na rede em busca de dicas de beleza. "Comecei a usar há uma semana e já faço algumas coisas sozinha", comemora, enquanto consulta modelos de corte de cabelo. Samuel de Paula, 12, diz que a rede é fácil e rápida de usar. "Gosto dos joguinhos", conta.
Segundo Maria Helena Jardim, coordenadora excutiva e educacional do projeto, a prioridade é investir na comunidade. "Informação e educação são direito de todos. A tecnologia é o meio", diz.
Inicialmente, toda a cidade era coberta por uma infra-estrutura sem fio, mas o alto custo dessa rede fez com que fosse adotado um modelo híbrido, que une Wi-Fi e conexão a cabo.
A prefeitura, o governo do Estado e a Intel firmaram uma parceria para reproduzir o programa em outros municípios. Os primeiros beneficiados foram Rio das Flores, perto da divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, e Mangaratiba, que, como Piraí, fica próximo de Angra dos Reis. A idéia é criar um corredor de conexão sem fio entre as cidades localizadas entre os dois municípios.


Texto Anterior: Skype e Google embarcam no acesso sem fio
Próximo Texto: Filadélfia está entre as pioneiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.