São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP / NOTEBOOK

Foram gastas cinco horas para atualizar o LG LW70, que custa R$ 11.999 e veio com Windows XP em português de Portugal

Modelo de luxo tem falhas de conteúdo

DILVAN DE ABREU MOREIRA
AUGUSTO CARBOL LORZA
HÉLDER M. BOTTER RIBAS

ESPECIAL PARA A FOLHA

O LG LW70 testado é leve (3,1 kg), fino (3,05 cm), silencioso e esquenta pouco. Isso o torna fácil de ser carregado e usado em qualquer lugar, apesar de sua tela de 17 polegadas. Ele ainda é equipado com um teclado em português (ABNT-2) grande, confortável e que contém um teclado numérico (incomum em notebooks).
Para quem precisa de mais memória, além dos 512 Mbytes disponíveis, pode ser feito um upgrade para até 2 Gbytes. Um pente de memória de 1 Gbyte pode facilmente ser instalado em um encaixe adicional na parte inferior. Para instalar os outros 512 Mbytes, será necessário levar o LW70 a uma assistência técnica. Seu disco rígido Serial ATA de 4.200 RPM garante uma boa velocidade mesmo com aplicativos mais pesados.

Sistema inadequado
O notebook LG LW70 veio com Windows XP Professional em português de Portugal pré-instalado. Para um produto de alto padrão como esse, tal falha pode ser considerada grave.
O notebook vem acompanhado de dois CDs para reinstalação, o LG Recovery CD (CD de recuperação), com o Windows XP SP2 Profissional em português do Brasil, e o LG Intelligent Update CD (CD com drivers e programas originais).
Esses CDs deveriam possibilitar a reinstalação do Windows, dos drivers e dos programas originais. Infelizmente, mais uma vez a LG falhou: o driver de som não funcionou. Foi necessário realizar um download de 72 Mbytes pela internet para instalá-lo adequadamente e fazer o sistema de som funcionar.
Além disso, para realizar todas as atualizações de drivers e de programas indicados pelo LG Intelligent Update, do Windows e do antivírus foram necessários mais 257 Mbytes de downloads.
O tempo total gasto para realizar a instalação do Windows, dos drivers, dos programas e das atualizações foi de aproximadamente cinco horas. Dificilmente um consumidor esperaria por um período tão longo. Provavelmente ele acabaria procurando o vendedor para tentar resolver o problema -algo que não se espera de um notebook desse padrão.
Um pequeno guia com informações básicas sobre o uso inicial do notebook é a única documentação impressa. Ele contém, porém, uma indicação para ler a versão eletrônica e completa do manual, disponível dentro do notebook. O manual eletrônico é muito bom e contém todas as informações necessárias ao usuário. Há também um manual para solução de erros.
Nos testes, também falharam as tentativas de instalação de duas versões de Linux em português, o Ubuntu e o Kurumin. No entanto o LG LW70 se saiu bem com o MS Windows Vista Beta 1, versão de teste do sucessor do Windows XP, o que amplia a sua vida útil.

Programas
O LG LW70 vem com alguns programas interessantes para auxiliar o usuário. O Ip Operator gerencia as conexões de rede e permite criar configurações para usar o notebook em várias redes diferentes. É possível usar uma configuração para a sua casa, outra para o seu trabalho e uma terceira para redes sem fio públicas (hotspots).
Já o InstantON Player permite assistir a DVDs e ouvir CDs de música sem ligar o Windows. Isso porque ele fica instalado no disco rígido numa partição extra de 200 Mbytes e independente da instalação do Windows.
Para usá-lo pela primeira vez, foi preciso primeiro tocar um DVD usando o Windows, para que a região fosse gravada no aparelho. Ele pode ser operado pelo teclado ou pelo controle remoto.
A qualidade da imagem deixou a desejar em alguns dos DVDs testados, como os de desenhos animados, que apresentaram ruídos na imagem. No entanto não houve problema quando esses mesmos DVDs foram tocados no Power DVD pelo Windows -a imagem ficou perfeita.
Outros programas disponíveis são o Nero Express, para gravar CDs e DVDs, e o Power DVD 5, para assistir a DVDs, SVCDs e filmes em formato DivX.

Gravação
Uma porta firewire (IEEE 1394) possibilita ligar filmadoras digitais ao LG LW70 e posteriormente gravar os filmes em DVD. Ele possui um gravador de DVD compatível com a maioria dos formatos existentes, porém não grava discos de camada dupla.
Também é possível copiar fotos com muita facilidade, utilizando a entrada para cartões de memória de máquinas fotográficas. Os cartões de memória compatíveis são o SD, o MMC, o Memory stick e o Memory stick pro.

Conectividade
O notebook possui quatro portas USB 2.0, uma porta paralela para impressoras, uma porta IrDA (infravermelha) para ligá-lo a palmtops ou celulares, e duas portas PC Card.
Há ainda um modem para usar conexão de internet discada ou enviar e receber fax (não há software pré-instalado para fax), uma porta de rede local e conexão sem fio (Wi-Fi 802.11b/ g). Esse conjunto de portas é um diferencial do aparelho, uma vez que não costuma estar presente em notebooks ou em PCs comuns.

Diversão
Os recursos multimídia são um ponto forte. O aparelho rodou jogos com boa velocidade e qualidade gráfica -esta última alcançada pela combinação da placa ATI Mobility Radeon X600, de 64 Mbytes de memória gráfica dedicada e da tela de LCD de 17 polegadas retangular.
Quanto ao som, o LG LW70 possui pequenas caixas acústicas e um subwoofer, para reforço de graves. Suas três conexões de som podem ser configuradas para uso de fones de ouvido, de microfone e para entrada de áudio analógico ou saída analógica Dolby 5.1 já decodificada. Uma delas pode ser ligada a caixas de som Dolby 5.1 ou 7.1 por meio de um decodificador externo.
O LG LW70 possui uma saída S-Video, que permite ligá-lo a uma TV LCD, de plasma ou a um monitor comum. O DVD player pode ser controlado por um pequeno controle remoto.

Conclusão
O LG LW70 é um equipamento com excelentes características, inexistentes em notebooks mais baratos. No entanto o suporte que a LG está dando tem ainda muito a melhorar para que seus usuários possam usufruir todos os benefícios dessa poderosa máquina.


Dilvan Moreira é Ph.D. pela University of Kent at Canterbury e professor doutor do ICMC-USP. Augusto Carbol Lorza e Hélder M. Botter Ribas são mestrandos pelo ICMC-USP.

Texto Anterior: Hardware: Brasil fabricará PIC
Próximo Texto: Diversão: Meninas roubam cena em torneio de games
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.