São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Pacote de programas copia a interface do Mac OS X; Word tem falha

Office X chega com visual refinado

DA REPORTAGEM LOCAL

Chegou ao mercado norte-americano semana passada a versão de lançamento do Office X (www.microsoft.com/mac), pacote de programas de escritório da Microsoft para micros com o sistema operacional Mac OS X.
O pacote, que inclui programas para fazer textos (Word), apresentações (Power Point) e planilhas (Excel), também conta com o Entourage, software para gerenciar e-mails e agendar compromissos, e o comunicador pessoal MSN Messenger.
O produto ainda não está disponível no Brasil, mas a Folha avaliou uma versão beta (de teste), que, segundo a Microsoft, contém os mesmos recursos da versão final. Durante os testes, saltou aos olhos a incoerência do editor de texto Word, que traz funções avançadas para retocar imagens, mas não permite posicioná-las com precisão nos documentos. Outra deficiência está no comunicador pessoal, que não permite fazer videoconferências.
A interface dos programas é bonita e segue fielmente o aspecto visual do Mac OS X, mas seus criadores tomaram uma decisão questionável: por padrão, todos os softwares emitem uma série de barulhos ao executar tarefas comuns, o que é desnecessário e pode irritar. Para se livrar dos ruídos, o usuário precisa desligá-los em cada um dos programas.
A exemplo de outros produtos da Microsoft, o Office X oferece dezenas de recursos avançados nem sempre úteis para o usuário comum. Uma exceção positiva é a nova coleção de arquivos predefinidos (templates), que oferece modelos bastante refinados e ajuda a produzir documentos de boa aparência. (BG)


Texto Anterior: Som digital: Tocador musical organiza coleção de arquivos MP3
Próximo Texto: Teste USP: Placa confere mais realismo à imagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.