São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Sem parar

Com bateria própria, os no-breaks mantêm o computador ligado mesmo depois de uma queda de energia; equipamentos protegem as peças e permitem salvar o trabalho

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um raio e está acabado. Tudo o que já havia sido escrito perde-se com a queda de energia.
"A preocupação aumenta no verão, com as chuvas", diz Daniela Defendi, gerente de marketing da APC, empresa que fabrica equipamentos que protegem eletrônicos contra problemas na rede elétrica.
Alguns desses produtos, os no-breaks, têm bateria que mantém o computador em funcionamento por até mais de 30 minutos, dependendo do modelo, mesmo depois de uma queda de energia.
Para apenas proteger o computador das variações na rede elétrica, existem estabilizadores, que, como o nome diz, estabilizam a corrente que vai alimentar sua máquina e evitam que variações e picos comprometam o micro.
"Mas o que protege o conteúdo é o no-break. Sua bateria garante minutos suficientes para que o usuário salve o que está fazendo e desligue sua máquina da forma mais adequada", diz Valdelírio Soares, diretor-presidente da Microsol, que fabrica produtos do gênero.
Soares conta que o nome no-break é utilizado apenas no Brasil. Segundo ele, nos outros países esses aparelhos são chamados de UPS, sigla que em português significa suprimento de energia sem interrupção.
"O no-break é mais seguro que um estabilizador e muito mais do que um filtro de linha", afirma Soares.
"Para escolher um, a pessoa precisa saber quais equipamentos utilizarão o UPS e calcular quanto eles consomem em watts", diz Defendi.
Procure no manual do produto de quanto é esse consumo e não esqueça de periféricos como scanners, impressoras e disco rígidos externos.
Com esse valor em mãos, o usuário deve calcular qual a potência que deve ter o no-break correto para a instalação.
No site da APC (www.apc.com), existe uma seção que ajuda o usuário a escolher um modelo da marca, conforme seu objetivo de tempo de autonomia e equipamentos que serão protegidos.
Já na página da Microsol existe um aplicativo, que pode ser baixado, que dimensiona o no-break (www.microsol.com.br).

Modelos
Existem dois tipos de UPS. Um deles, chamado de off-line ou interativo, tem uma bateria que é carregada e só entra em ação quando a rede elétrica cai. O tempo de reação para a transição entre a rede elétrica e a bateria é medido em milissegundos (ms).
Esse tipo de no-break é suficiente para os usuários domésticos, segundo Defendi e Soares.
Já nos UPS on-line, esse tempo de reação não existe. A bateria sempre faz a intermediação entre a rede elétrica e o equipamento, resultando em mais segurança.
Esse tipo de produto é indicado para eletroeletrônicos que executam atividades sensíveis, como equipamentos hospitalares ou servidores.

Gerenciamento
Existem no-breaks que vêm com software de gerenciamento. Dessa forma, é mais fácil verificar se o desempenho da unidade garante a segurança, e quanta autonomia a bateria tem quando a rede elétrica cai.


Texto Anterior: US$ 100: Laptop para carentes sai pelo dobro do valor planejado
Próximo Texto: Brasil é o país com mais raios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.