São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

N95 da Nokia é comparado ao iPhone, mas tem interface inferior

DA REPORTAGEM LOCAL

Sofisticado, o celular N95, da Nokia, é lotado de recursos: câmara fotográfica com 5 Mpixels, tocador de MP3 (e outros arquivos de som) com controles dedicados, conexão à internet por Wi-Fi e GPS.
Por ter tantas funcionalidades, o aparelho da Nokia foi comparado, em alguns sites especializados, ao celular iPhone, da Apple. Os brasileiros têm uma vantagem clara com o primeiro: ele pode ser usado oficialmente no Brasil.
A desvantagem é que a interface para operar tantas aplicações não é tão interessante quanto a tela touch screen.
Só no corpo do N95 estão mais de 15 botõezinhos espalhados -fora as teclas do celular, que aparecem ao deslizar a frente do aparelho. Os usuários mais desajeitados, ou com pressa, podem se confundir com os apertados botões do menu principal.
Outro problema é o tempo que demora para levar o celular da condição de desligado à de câmara fotográfica.
Quem se acostumar com a interface -e, do lado do software, a quantidade de opções também é grande- vai ter um exemplar faz-tudo em mãos. Entre outras coisas, é possível fazer pequenas e úteis edições nas fotografias.
A caixa de som embutida surpreende e dá conta de um pequeno ambiente -a música é ouvida com qualidade.
Nos testes, a conexão Wi-Fi se mostrou muito consistente, mas em alguns momentos a rede sem fio, que tinha o sinal forte no local onde estava sendo utilizada, não era encontrada pelo aparelho. O preço sugerido é de R$1.999.

Smartphone
O Nokia E61i, com preço sugerido de R$ 1.299, é um smartphone cheio de funções. Seu destaque é o teclado com as letras dispostas no formato QWERTY (tradicional) e com bom espaço entre as teclas -com pouca prática, a digitação fica confortável.
Suas medidas aproximadas são 7x11,5x1,3 cm. De novo, os botões para navegar nos aplicativos são apertados.
Com uma câmera fotográfica de 2 Mpixels, conexão Wi-Fi, tocador de vídeo e de MP3, o smartphone tem em profissionais seu público-alvo.
O aparelho é uma extensão do e-mail. Aceita o aplicativo BlackBerry Connect, que traz funcionalidades de correio eletrônico ao produto. (GVB)


Texto Anterior: Brasil é o país com mais raios
Próximo Texto: No-Break PS 800
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.