São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET BRASILEIRA

Portal abre caminho para segredos da rede

da Reportagem Local

A Internet criou uma febre há dois anos que atende pelo nome de portal, uma superporta de entrada para a rede mundial. Por esse portal, o internauta tem acesso a informações atualizadas. E dele o viajante parte também para outros endereços na rede.
O sucesso dos portais pode ser medido pela audiência. Quanto mais internautas passarem pelo portal, mais chances ele tem de conseguir credibilidade e anunciantes. O sucesso do portal pode ser comparado ao de um canal de televisão ou emissora de rádio.

Primeiro foi nos EUA
Os primeiros portais surgiram nos EUA. Ofereciam primeiramente serviço de busca para encontrar sites e e-mail gratuito. Um dos mais famosos é o AltaVista (www.altavista.com). Conta hoje com tradução do conteúdo de sites, serviço noticioso e cotações de Bolsas.
No Brasil, o portal com maior índice de visitação é o do provedor de acesso Universo Online (www.uol.com.br). Figura na lista dos 80 sites mais visitados no mundo, segundo o Alexa (www.alexa.com), site que compila as páginas mais visitadas.
Além de portais dos tradicionais provedores de acesso -entre eles Terra (www.terra.com.br), O Site (www.osite.com.br), StarMedia (www.starmedia.com.br) e America Online (www.americaonline.com.br)-, surgiram no país portais para um público segmentado. Com conteúdo brasileiro há hoje portais de música (www.bmgv.com.br e www.usinadosom.com.br). Há ainda novos portais sobre programação de TV paga, com notícias atualizadas de cinema (www.tudonoar.com.br).
O público adolescente também encontra sua trupe em portais específicos (www.zoyd.com.br), com notícias esportivas, cinema e programação televisiva.
Os serviços de busca são outro exemplo de transformação. O Miner (www.miner.com.br), que nasceu na Universidade Federal de Minas Gerais, virou mais do que um site de pesquisa. Faz parte hoje do Brasil Online (www.bol.com.br), que se incorporou à NetGratuita.
O acesso gratuito também criou seus portais brasileiros. É o caso do Super11 (www.super11.com.br) e do IG (www.ig.com.br), que conta com serviço de notícias e acesso a links para músicas no formato MP3, por exemplo.
Os serviços de correio eletrônico gratuito também impulsionaram os portais. Nos Estados Unidos, eles se proliferaram há dois anos, com centenas de sites oferecendo esse serviço. O Brasil adotou a mesma receita e agregou mais serviços.
Outro exemplo de portal que conta com e-mail e serviços noticiosos é o MSN, da Microsoft (www.msn.com.br). Traz pesquisa e permite criar comunidades. Na semana passada saiu o Globo.com (www.globo.com.br). (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Montadoras de carros estão na rede
Próximo Texto: Confira sites de busca nacionais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.