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INTERNET BRASILEIRA
Portal abre caminho para segredos da rede
da Reportagem Local
A Internet criou uma febre há
dois anos que atende pelo nome
de portal, uma superporta de entrada para a rede mundial. Por esse portal, o internauta tem acesso
a informações atualizadas. E dele
o viajante parte também para outros endereços na rede.
O sucesso dos portais pode ser
medido pela audiência. Quanto
mais internautas passarem pelo
portal, mais chances ele tem de
conseguir credibilidade e anunciantes. O sucesso do portal pode
ser comparado ao de um canal de
televisão ou emissora de rádio.
Primeiro foi nos EUA
Os primeiros portais surgiram
nos EUA. Ofereciam primeiramente serviço de busca para encontrar sites e e-mail gratuito.
Um dos mais famosos é o AltaVista (www.altavista.com). Conta hoje com tradução
do conteúdo de sites, serviço noticioso e cotações de Bolsas.
No Brasil, o portal com maior
índice de visitação é o do provedor de acesso Universo Online
(www.uol.com.br). Figura na lista dos 80 sites mais visitados no
mundo, segundo o Alexa
(www.alexa.com), site que compila as páginas mais visitadas.
Além de portais dos tradicionais provedores de acesso -entre eles Terra (www.terra.com.br), O Site (www.osite.com.br), StarMedia (www.starmedia.com.br) e America
Online (www.americaonline.com.br)-, surgiram no país portais para um público segmentado.
Com conteúdo brasileiro há hoje
portais de música (www.bmgv.com.br e www.usinadosom.com.br). Há ainda novos portais
sobre programação de TV paga,
com notícias atualizadas de cinema (www.tudonoar.com.br).
O público adolescente também
encontra sua trupe em portais específicos (www.zoyd.com.br),
com notícias esportivas, cinema e
programação televisiva.
Os serviços de busca são outro
exemplo de transformação. O Miner (www.miner.com.br), que
nasceu na Universidade Federal
de Minas Gerais, virou mais do
que um site de pesquisa. Faz parte
hoje do Brasil Online (www.bol.com.br), que se incorporou à
NetGratuita.
O acesso gratuito também criou
seus portais brasileiros. É o caso
do Super11 (www.super11.com.br) e do IG (www.ig.com.br), que conta com serviço de notícias e acesso a links para músicas
no formato MP3, por exemplo.
Os serviços de correio eletrônico gratuito também impulsionaram os portais. Nos Estados Unidos, eles se proliferaram há dois
anos, com centenas de sites oferecendo esse serviço. O Brasil adotou a mesma receita e agregou
mais serviços.
Outro exemplo de portal que
conta com e-mail e serviços noticiosos é o MSN, da Microsoft
(www.msn.com.br). Traz pesquisa e permite criar comunidades.
Na semana passada saiu o Globo.com (www.globo.com.br).
(MARIJÔ ZILVETI)
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