São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem e-mail e faz transação bancária

da Reportagem Local

Enquanto em Minas a navegação na Internet com celulares já é possível, em São Paulo serviços permitem receber e-mails e informações bancárias em aparelhos com linhas digitais -sem precisar esperar por um novo telefone mais avançado.
Tanto a BCP (www.bcp.com.br) quanto a Telesp Celular (www.clickfone.com.br) têm serviços de recebimento de mensagens nos telefones móveis.
Pela Telesp Celular, os clientes do Bradesco também podem receber informações sobre suas contas bancárias na tela do telefone móvel.
O Bradesco também está investindo em novas tecnologias de home banking no celular, que permitem fazer transações bancárias no monitor do telefone -saldos, extratos e pagamentos de contas, por exemplo.
Por enquanto, a novidade está em teste no Rio de Janeiro, com a operadora Telefônica Celular -cem clientes do banco estão utilizando um aparelho da Samsung, com tela sensível ao toque.
A tecnologia usada no sistema é diferente da usada pela Telemig Celular. O aparelho, que deve custar cerca de R$ 1.500, utiliza o sistema Anyweb, que é capaz de entender as páginas da Internet como elas são (em código "HTML"). Além da Internet, o aparelho tem funções de agenda e calculadora, pode ser sincronizado para uso com o computador e pode receber e-mails.
"O Bradesco não vai cobrar nada pelo serviço", disse Douglas Tevis, diretor de produtos do banco. O novo serviço será testado em São Paulo no mês que vem, em parceria com a Telesp Celular.
As previsões para o uso da Internet no celular são animadoras, segundo Tevis. Ele diz que hoje 1 milhão de pessoas usam o sistema de home banking via Internet do Bradesco, e que "em 2003 vai ter mais gente conectada na Internet via celular do que em PCs. A tecnologia evolui muito rápido".
A Internet também se espalha para outros aparelhos, como os pagers. A operadora Teletrim, de São Paulo, criou o e-trim, serviço para que usuários que não têm computador ou ávidos por informação recebam as mensagens eletrônicas nos pagers.


Texto Anterior: Terceira geração está chegando
Próximo Texto: Japão cria "torpedo" teen
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.