São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nokia faz novos jogos

ÁTILA CAVALCANTE
free-lance para a Folha

Muita gente não dá atenção para eles, mas há uma porção de pessoas de olho na sua importância. Os jogos que acompanham aparelhos de telefone celular não são meros adicionais do equipamento, mas, de acordo com a fabricante Nokia (www.nokia.com), têm um papel fundamental no conjunto do aparelho.
A discussão sobre a importância dos jogos em celulares surgiu após a Nokia anunciar recentemente novas versões de jogos -que já acompanhavam alguns modelos de aparelho- no seu celular 7110.
"O jogo é um argumento de venda. Conta na hora da compra", diz Elizabeth Peart, gerente de marketing da Nokia do Brasil.
Mas não é só a Nokia que dá atenção a esse mercado. Segundo anúncio feito no segundo semestre do ano passado nos EUA, a Nintendo está de olho no filão.
Ela formou uma sociedade com a fabricante de games Konami para desenvolver um soft que permitirá ao Game Boy (um videogame portátil) baixar novos jogos da Internet por meio de telefones celulares. A empresa pretende lançar o produto primeiro no Japão.
"Os dias em que jogos caros e realísticos chamavam atenção estão acabando", disse o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, em setembro. "Agora, as pessoas querem games mais simples."
Simples ou não, elas querem mais jogos. Segundo a gerente de marketing da Nokia, em pesquisas feitas com seus clientes, um jogo muito solicitado é o futebol.
Futebol ainda não há, mas, entre os novos jogos do Nokia 7110, está o "Racket", de tênis, em que apenas as raquetes dos tenistas imaginários aparecem. A idéia é fazer com que a bola caia mais vezes do lado da quadra adversária.
Outras opções são o "Rotation" e o "Opposite". O primeiro é uma versão virtual dos brinquedos em que o objetivo é colocar números ou palavras em ordem. O outro consiste em preencher um tabuleiro com o maior número de peças suas.
Já o jogo "Snake" ganhou sequência e ressurge na segunda versão. Presente na maioria dos celulares que possuem jogos, a tarefa em "Snake II" é guiar uma cobra para alimentá-la com uns pontos pretos na tela, sem esbarrar nela mesma ou nas laterais em preto.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Japão cria "torpedo" teen
Próximo Texto: Notas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.