São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alta velocidade

Use a banda larga com micro adequado

SIMULTÂNEO Aproveite conexão rápida executando vários programas ao mesmo tempo sem descuidar da segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

Deixar o mensageiro MSN ligado enquanto assiste a um vídeo no YouTube e baixa uma música enviada por e-mail por um amigo. O cenário multitarefa é bastante comum para os adeptos da banda larga.
Com uma conexão banda larga de 1 Mbps, ou até mesmo 512 Kbps, é possível realizar essas atividades, simultaneamente, sem maiores engasgos.
Mas se a via que liga a máquina do usuário à rede mundial é boa, o ideal é que o computador principal dessa conexão seja bom também.
Para tornar a vida do internauta confortável, o PC precisa dar conta de mais de um programa aberto ao mesmo tempo, ter espaço para o conteúdo que chega da rede e, claro, estar protegido das ameaças virtuais.

Memória
A memória RAM é um item importante para quem executa mais de um programa ou abre várias páginas da internet ao mesmo tempo.
Basta abrir, por exemplo, o Gmail, em um Internet Explorer sem qualquer extensão, para consumir quase 100 Mbytes dessa memória. E esse é um site que, muitas vezes, fica aberto durante toda a sessão de internet. Além disso, também é comum executar durante o tempo todo em que se está na rede o um mensageiro -como o MSN. E é necessário deixar o antivírus ligado o tempo todo.
Por isso, considere, para esse item, ao menos 1 Gbyte. Se o sistema operacional do computador for o Windows Vista, 2 Gbytes é o recomendado.

Disco rígido
Também é interessante ter um disco rígido espaçoso, já que existe muito conteúdo para baixar da internet.
Cerca de 250 músicas em MP3 ocupam 1 Gbyte de espaço em disco. Uma animação de dez minutos em alta definição também. Um filme de duas horas em qualidade de DVD consome cerca de 5 Gbytes.
Porém a falta de espaço no disco rígido pode ser contornada com gravadores de DVD, HD externos e pendrives.

Roteador
Caso a residência conte com mais de um computador, vale a pena investir em um roteador sem fio (leia abaixo). A velocidade de 1 Mbps permite que duas ou três pessoas façam tarefas básicas sem engasgos.
A maioria dos notebooks são compatíveis com esse tipo de conexão, e as placas que adaptam os PCs de mesa para receber sinal sem fio são baratas (menos de R$ 50). Existem ainda adaptadores que são conectados via porta USB e recebem o sinal sem fio, tornando desnecessário abrir a máquina.
É imprescindível também ter, além do antivírus, um firewall. Esse programa controla o tráfego com a rede. O Comodo (www.personalfirewall.comodo.com) é uma opção gratuita conceituada. (GVB)


Texto Anterior: Blogs: Encontro reúne usuários do Wordpress
Próximo Texto: EUA têm projeto de expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.