São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal Aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Dicas ajudam a montar rede sem fio em casa

Se você já tem acesso de banda larga à internet em casa, pode criar uma rede doméstica sem fio. Dependendo dos equipamentos usados, talvez seja necessária apenas a compra de um roteador sem fio.
O roteador é um dispositivo que se conecta ao modem do provedor de banda larga por meio de um cabo.
Ele possui uma antena que permite a conexão sem fio a outros micros que tenham essa capacidade, popularmente chamada de Wi-Fi.
Os roteadores mais vendidos utilizam uma velocidade de 54 Mbps, compatível com a norma 802.11g -dois modelos são o WRT54GX, da Linksys, e o DI-524, da D-Link.
Se você tem um notebook com Wi-Fi, não precisa de nenhum hardware adicional.
Caso você possua um notebook mais antigo que não tenha esse recurso, ou um outro desktop, poderá conectá-los comprando um cartão ou placa Wi-Fi que tenha a mesma velocidade do roteador. A marca do roteador não precisa ser a mesma das placas Wi-Fi usadas nos micros, pois esses componentes seguem uma padronização.
O alcance da rede doméstica é algo em torno de 40 ou 50 metros, mas paredes e interferências podem reduzir o alcance a pouco mais de uns 15 metros. Portanto o ideal é tentar colocar o roteador num ponto central da casa.
Seus vizinhos poderão usar sua rede caso tenham um micro com Wi-Fi. Por isso, é importante proteger sua rede, configurando o roteador com uma senha.
Os roteadores vêm com um guia rápido de instalação que orienta a conexão dos cabos e a instalação de um programa que ajuda a fazer a configuração da rede.


Texto Anterior: Consoles de videogame, câmeras e Blu-ray conectados já são realidade
Próximo Texto: Segurança: Use senha para proteger sua rede doméstica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.