São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

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Líder do mercado de alta velocidade enfrentou panes

REBECA DE MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Speedy, serviço de internet rápida da Telefônica, domina o mercado nacional, com 26% do total de conexões, segundo informações da consultoria Teleco.
O serviço atende a 2,6 milhões de usuários em 408 municípios de São Paulo e oferece acesso à internet de até 30 Mbps em rede de fibra ótica para alguns bairros da capital.
Em contrapartida, vem, atualmente, sendo alvo de usuários desapontados, via Orkut, Twitter e sites de reclamações. Sem falar de problemas como uma pane que deixou milhares de usuários com problemas de navegação na internet, no início deste mês.
A Telefônica creditou a falha a "ações externas".
Durante os cinco dias em que provedores de acesso registraram queixas de usuários do Speedy em sua base de clientes, o Procon-SP recebeu 92 novas denúncias. O órgão considera o número significativo, pois calcula-se que apenas 5% dos atingidos por problemas chegam a fazer uma reclamação formal.
Mas a maior pane dos serviços de dados da Telefônica aconteceu em julho de 2008, quando uma falha na rede da empresa provocou um apagão na internet no Estado de São Paulo. Além de deixar usuários residenciais sem o serviço por pelo menos dois dias, a falha também isolou órgãos públicos e afetou negócios de pelo menos 3.500 grandes empresas.
O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, desculpou-se publicamente. E a empresa fez um acordo com o Procon, isentando os usuários do Speedy da cobrança pelo tempo em que as falhas ocorreram e afirmou ter concedido créditos adicionais. Estima-se que a pane tenha custado R$ 24 milhões à empresa.


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