São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

SuperPC peca em processamento gráfico

FALTOU Chip para imagens não oferece desempenho à altura de processador Intel; micro tem entrada para adicionar placa

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Positivo Informática apresentou recentemente seu novo desktop, o Positivo Plus 7040i, um dos computadores mais potentes de seu portfólio. O modelo é equipado com o processador Core i7 920, topo de linha da Intel, que tem quatro núcleos de processamento operando na frequência de 2,66 GHz cada um. O processador tem a tecnologia Intel Hyper-threading, que faz com que cada núcleo simule outros dois processadores.
O computador tem 4 Gbytes de memória DDR3/1.066 MHz, disco rígido Sata II de 500 Gbytes, placa de rede Gigabit e unidade Blu-Ray, que grava nesse formato, em DVD e CD. A placa de vídeo modelo Geforce 9500GT com 512 Mbytes é dedicada, ou seja, não está incorporada na placa-mãe do computador, permitindo melhor desempenho nos aplicativos que necessitem de alto poder de processamento gráfico.
É possível ainda expandir os recursos gráficos do dispositivo, pois a placa-mãe possui um entrada PCI Express adicional.

Design
O gabinete do computador é diferente do usual, pois na parte da frente encontram-se apenas o leitor e gravador de Blu-Ray e os leitores de cartões de memória dos tipos SD, MS, MS PRO, MMC e CompactFlash. Os botões liga/desliga e reset estão no lado direito do gabinete; logo abaixo, há duas portas USB, uma saída de áudio e uma entrada para microfone.
Na parte traseira, encontram-se oito entradas USB, uma entrada FireWire, duas e-Sata para conexão de discos rígidos externos, além das portas comuns para a conexão de cabo de rede, monitor de vídeo, áudio e áudio digital ótico. Além das ventoinhas do processador, da placa de vídeo e da fonte de alimentação, está fixada no gabinete uma outra ventoinha que auxilia na refrigeração do sistema. O ruído produzido por todas essas ventoinhas, apesar de ser um pouco alto, é inevitável em um sistema refrigerado a ar.

Programas
O computador é vendido com o Windows Vista Home Premium pré-instalado. Será apresentado para o usuário, na primeira inicialização do sistema operacional, algumas etapas para a configuração do Windows. Essas etapas são rápidas e intuitivas, dispensando conhecimento técnico. O antivírus Kaspersky e o dicionário Aurélio on-line são exemplos de softwares instalados nesse modelo -são gratuitos apenas por um ano. Para a reprodução de filmes em Blu-Ray ou DVD, o computador inclui o PowerDVD 7 com licença definitiva. O BrOffice está instalado como suíte de programas de escritório e tem a vantagem de ser gratuito. O produto tem, ainda, teclado e mouse sem fio e caixas de som. O computador não vem com monitor.

Processamento
Com a finalidade de comparar e demonstrar todo o poder de processamento desse computador, o Teste USP realizou testes utilizando o software Cinebench revisão 10. Esse software renderiza uma imagem utilizando só o processador. Os testes foram feitos no modelo da Positivo e em um outro computador com processador Core 2 Duo E8200 de 2,66 GHz, com a mesma quantidade de memória RAM e o mesmo sistema operacional. No computador da Positivo, o tempo de renderização foi de 54 segundos. No computador com processador Core 2 Duo, esse tempo foi de 160 segundos. Ou seja, o computador da Positivo realizou a tarefa em um terço do tempo do outro, que possui processador bastante veloz para os padrões atuais.
Esses são testes que envolvem apenas o processador do computador. Para medir o desempenho do processamento gráfico, foram realizados testes com o jogo Ghost Recon: Advanced Warfighter 2. Na qualidade máxima, a quantidade de quadros por segundo do jogo ficou em uma taxa média muito inferior ao aceitável, que geralmente é de 30 a 60 quadros por segundo. Para atingir a faixa aceitável, a resolução do jogo foi configurada para a qualidade média. Isso demonstra que a placa de vídeo presente no Positivo não é topo de linha e também não conseguirá executar os últimos lançamentos de jogos na resolução máxima.

Conclusão
O computador da Positivo demonstrou ser muito eficiente na execução de tarefas simultâneas e na execução de softwares que já são programados para utilizar múltiplos núcleos. Entretanto uma máquina desse porte poderia vir equipada com uma placa gráfica mais potente.
O produto se destina principalmente aos usuários domésticos e é vendido nas principais lojas de varejo. O preço de R$ 7.599 foge bastante da realidade da maioria dos brasileiros.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP; JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP


Texto Anterior: Windows 7 básico tem limitações
Próximo Texto: Balanço: AMD tem prejuízo pelo décimo trimestre consecutivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.