São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça opções para instalação de programas

DA REPORTAGEM LOCAL

Para instalar programas no Linux, você pode baixá-los direto da empresa mantenedora do sistema, a Insigne, ou pegar softwares na internet.
A primeira opção é tecnicamente mais simples. Abra uma janela do Terminal (ele fica no menu Iniciar/Ferramentas do Sistema) e tecle su para se tornar superusuário. Feito isso, digite apt-get update para que o PC baixe a lista de programas disponíveis -o micro precisa estar conectado à internet.
Outra opção é o Synaptic, que tem interface gráfica. Para usá-lo, abra o ícone PC Conectado, que fica na área de trabalho. A exemplo do apt-get, o Synaptic pode ser configurado para usar outros repositórios de programas, além do mantido pela Insigne.
Em alguns casos, é preciso instalar programas manualmente. No Terminal, navegue até a pasta com o software em questão. Use os comandos cd (para entrar numa pasta), ls (para listar seu conteúdo) e cd .. (para sair). O Linux diferencia maiúsculas e minúsculas.
Vamos instalar o programa fictício ABC. O primeiro passo é acessar a pasta dele -no exemplo, teclando cd Desktop/programas. O arquivo do programa está no formato tar.gz, ou seja, comprimido. Digite tar -xzvf ABC para descompactá-lo. (No caso de arquivos zip, a solução mais fácil é descompactá-los usando o mouse -abra o arquivo comprimido e arraste a pasta exibida para a área de trabalho.)
Uma pasta será criada. Tecle cd ABC para acessá-la. Dentro dela, você encontrará o arquivo install.sh, que é o instalador. Digite o comando su para acionar o modo superusuário. Em seguida, tecle sh install.sh para iniciar a instalação. (BG)


Texto Anterior: Explore os recursos de micro com Linux
Próximo Texto: Funções multimídia se espalham por vários softs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.