São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferramenta gráfica se destaca

DA REPORTAGEM LOCAL

A presença do software de edição fotográfica Gimp é uma das principais qualidades do PC popular. A versão instalada é a 1.25, que já está superada (no site www.gimp.org já é possível encontrar a 2.2, que traz uma interface gráfica remodelada), mas ainda é bastante útil.
Quando você abrir o Gimp pela primeira vez -ele está meio escondido, no menu Mais Aplicações Gráficas-, terá de passar por um pequeno procedimento de instalação: basta clicar cinco vezes no botão Continuar.
O Gimp, que também tem versão para Windows, brilha porque traz boa parte dos recursos encontrados no Adobe Photoshop. A ferramenta Cloning Stamp, por exemplo, pega uma amostra da imagem e a utiliza para pintar outras áreas, ou seja, é perfeita para eliminar manchas e imperfeições.
Clique no ícone dela -é o último da quinta linha de ferramentas-, posicione o cursor do mouse sobre a área que servirá de amostra, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique uma vez.
Solte Ctrl, vá até a imperfeição que você deseja eliminar (aquela espinha no rosto de uma pessoa, por exemplo) e clique com o mouse para pintar por cima. Há várias opções de pincel.
Para salvar um arquivo no Gimp 1.25, você tem de clicar com o botão direito do mouse sobre ele (ou pressionar Ctrl+S). O programa não grava no formato PSD, que é o padrão do Photoshop.

Rabiscos
O Insigne Linux oferece três softwares de desenho. O Sodipodi, que é um programa mais sofisticado, o prosaico Kpaint, cuja simplicidade é adequada para crianças e lembra o Paint, do Windows, e o Draw, parte do pacote de escritório OpenOffice.org. Dos três, o mais interessante é o Sodipodi, pois ele salva as ilustrações no formato SVG, aceito por todos os principais softs de desenho. (BG)


Texto Anterior: Pacote de escritório requer ajuste
Próximo Texto: Máquina vem com games 2D
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.