São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

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O ESPECIALISTA

Internet mudou relação com o poder público

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Vagner Diniz, 47
diretor-presidente do Conip

Desde o início da informatização dos serviços públicos, há 16 anos, Vagner Diniz acompanha a evolução dos trabalhos. Diretor-presidente do Instituto do Congresso de Informática Pública (Conip, www.conip.com.br), ele viu o setor público se transformar nesse período: "A internet mudou completamente o relacionamento entre o governo e o cidadão". Ele diz que, para que um site de serviço público seja eficiente, deve ser fácil de usar e precisa ter todo o processo disponível na internet. Também recomenda bastante interatividade: "O cidadão pode fazer consultas e até contribuir para a melhoria do serviço". Veja a seguir alguns sites que Diniz costuma visitar.

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - em linguagem acessível, traz informações sobre medicamentos, alimentos e vacinas: www.anvisa.gov.br/cidadao/index.htm
Banco de preços - permite consultar os valores pagos pelo Ministério da Justiça nos serviços que contrata: www.mj.gov.br/transparencia/banco_precos.htm
e-Poupatempo - serviços eletrônicos do Poupatempo: www.poupatempo.sp.gov.br/e-poupatempo/servico.htm
Olho vivo no dinheiro público - oferece uma cartilha sobre direitos do cidadão: www.cgu.gov.br/sfc/9dez/cartilha
Portal do Cidadão - conjunto de links que simplificam a prestação de serviços: www.cidadao.sp.gov.br
Relógio da economia - mostra a economia que o Estado de São Paulo tem feito com as compras eletrônicas: www.relogiodaeconomia.sp.gov.br
Transparência - demonstra despesas do governo federal, com mais de 187 milhões de registros referentes a mais de R$ 45 bilhões:
www.transparencia.gov.br


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