São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERIADOMANIA

Sites sobre o tema têm de campeões de audiência a programas esquecidos; "reality shows" são preferidos

Rede traz séries de TV para o computador

DA REPORTAGEM LOCAL

Mania desde os anos 50, os seriados ganharam um novo terreno além da TV: a internet.
A série mais vista nos EUA, segundo o instituto Nielsen, aparece com 80 sites dedicados a ela no buscador Google (www.google.com). É o drama policial "Law and Order" (www.studiosusa.com/laworder), do canal USA. "Friends" (Sony), uma das mais assistidas no Brasil, vem com 96.
E a rede traz muito mais do que os tradicionais guias de TV. Se você é fã de "Friends" e perdeu vários capítulos, pode ir ao site www.friends-tv.org. Minucioso, ele traz respostas para questões sobre os personagens, tipo "Por que Monica não se lembra de que Ross é alérgico a kiwi?" ou "Chandler é gay?" A resposta futrica no passado do personagem.
Outro que vai a fundo em um seriado é o www.engr.uga.edu/bleather/wy, sobre "Anos Incríveis" (Multishow), que foi gravado entre 1988 e 1993, mostrando a adolescência dos protagonistas. A página vem com biografias de atores que participaram da série, como Giovanni Ribisi ("O Resgate do Soldado Ryan").
Outra série que não sai das rodinhas de bate-papo e que tem vasto material na rede é "Seinfeld" (Sony). Nessa comédia, o destaque são os diálogos entre os personagens, nos quais frases espirituosas brotam a cada segundo. Por isso, um dos melhores sites sobre ela é o http://www.pkmeco.com/seinfeld, que traz falas como esta: "Se tudo o que você faz por instinto dá errado, tente fazer o contrário do que ele pede". Lá, você encontra diálogos selecionados de 63 episódios.
Já roteiros completos da série podem ser encontrados em http://angelfire.com/sc/seinscripts/scripts.html.
Mais scripts estão em http://simplyscripts.com/tv.html, com roteiros de dezenas de seriados.

Portais
Um jeito fácil de encontrar suas séries favoritas na rede é ir direto a portais especializados. Em www.episodeguides.com, você encontra sinopses dos episódios de 51 seriados. Entre eles, "Cheers" (http://s9000.furman.edu/ejorgens/cheers/top.html), da Sony, a série em que o ator Woody Harrelson estreou, e "Spin City" (http://abc.go.com/primetime/spincity/spinhome.html), também da Sony, que marcou o afastamento do ator Michael J. Fox das telas, para se tratar do mal de Parkinson.
O ator também está em www.sitcomsonline.com, que traz, entre outras, a série "Family Ties" (http://hem.passagen.se/danielho/FamilyTies), dos anos 80, que é transmitida pela Sony e traz J. Fox em início de carreira.

Em português
Encontrar informações em português sobre as séries também é fácil. Para começar, o ideal é ir direto a sites de emissoras.
Em www.sonytv.com.br, por exemplo, há guias de episódios e biografias dos atores dos seriados da Sony, como "That 70's Show" e "Crime Scene Investigation". Já o www.mundofox.com. br traz "Roswell" e "Dark Angel", entre outros da Fox.
Também não faltam sites nacionais dedicados exclusivamente a uma determinada série.
É o caso do caprichado www.dawsonscreek.com.br, que, além de informações sobre "Dawson's Creek" (Sony), oferece uma conta de webmail. Outros que valem uma visita são o www.buffy.com.br, dedicado à caçadora de vampiros Buffy (Fox) e o www.charmed.com.br, sobre as bruxas de "Charmed".
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)



Texto Anterior: Seriadomania
Próximo Texto: Francês "Loft Story" é favorito dos internautas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.