São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2001

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"Reality shows" vencem ficção

DA REPORTAGEM LOCAL

Os "reality shows", programas que acompanham a vida de pessoas comuns, não lideram mais os rankings de audiência das emissoras, mas são o tipo de seriado que mais atiça a curiosidade dos internautas.
Além de "Loft Story", outros três aparecem na lista de séries mais procuradas no Google no mês passado.
No caso, "Big Brother", que está no ar nos EUA e na Dinamarca, "Survivor" (www.cbs.com/primetime/survivor2) e "Temptation Island" (www.fox.com/ temptation), que estão no período de intervalo entre duas temporadas. Os dois primeiros estrearam nos EUA e deram origem a clones mundo afora, entre eles o brasileiro "No Limite" (www.uol.com.br/folha/ilustrada/nolimite.shtml) -o "Survivor" da Globo. "Temptation Island", que leva casais de participantes a uma praia cheia de modelos masculinos e femininos -para testar a fidelidade dos pares- não ganhou uma versão nacional.
O "Big Brother" dos EUA (www.cbs.com/primetime/bigbrother), que está em sua segunda edição, é apenas o 24º entre os shows mais assistidos nesse país. No Google, é o segundo colocado.

Voyeurismo
Nesse tipo de programa, os participantes têm de conviver durante um certo período de tempo juntos -seja em uma casa ou em um lugar ermo-, participar de gincanas e escolher quem será expulso do grupo a cada episódio. Quem não for eliminado durante a temporada da série vence.
Tudo, enfim, para que o espectador assista aos momentos de intimidade dos participantes. E, na internet, eles podem ser vistos ao vivo, 24 horas por dia.
Um exemplo está em www.bigbrother.dk, do "Big Brother" dinamarquês, que traz câmeras espalhadas pela casa que serve de estúdio. Para assistir à versão dos EUA, é preciso pagar US$ 9,95.
Para conferir como foram outros programas "Big Brother", passe em www.tvi.iol.pt/bigbrother3/home.php.



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