São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATAQUE AO PC

Praga vem por e-mail

Vírus Zeraf impede uso do computador

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada, um novo vírus atacou pela internet. O Zeraf. Chega por e-mail em forma de arquivo executável. Danos: quando executado, apaga os principais arquivos executáveis do sistema operacional Windows.
Assim que é executado pelo dono do computador, o vírus cria uma pasta no disco rígido (Zeraful). Nela será copiado um arquivo com extensão .exe.
Ele é capaz de apagar arquivos bastante importantes para o micro, como o Command.com e o MSDOS.sys, que fazem a inicialização da máquina.
Outros arquivos podem ser eliminados do sistema: System.ini, Win.ini e Himem.sys.
Vários programas que estão localizados na pasta Acessórios também são apagados: Bloco de Notas, Paint e Editor de Registro.
Mesmo depois de eliminar o vírus, o computador pode começar a travar. A Symantec, fabricante do Norton Antivirus, recomenda que o Windows seja reinstalado e o antivírus, atualizado.
Depois de atualizar seu programa antivírus, é preciso verificar no disco se o arquivo Zeraful.exe foi eliminado.



Texto Anterior: Crie links para usar no Excel
Próximo Texto: 110 sites selecionados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.