UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

TESTE

Mesmo com dois processadores de 2 GHz e 64 bits, Power Mac G5 fica atrás de micro com um chip Pentium 4 de 3,09 GHz

Macintosh topo de linha perde para o PC

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

O computador Power Mac G5 exibe números chamativos. A via de dados entre o processador e a placa-mãe (FSB), por exemplo, opera a 1 GHz, mais do que os 800 MHz conseguidos pelo processador Pentium 4, da Intel. Além disso, o micro tem o chip PowerPC 970 (G5), que opera a 64 bits (contra os 32 bits do Pentium 4).
A reportagem testou a versão mais sofisticada do Power Mac G5, que tem dois processadores G5 de 2 GHz (Dual) e estava com 1 Gbyte de memória RAM.
O Power Mac G5 com dois chips exibiu performance decepcionante quando comparado a seus principais concorrentes -PCs com os processadores Athlon 64 FX-51 (de 64 bits) e Pentium 4. As máquinas com o Pentium 4 e com o Athlon 64 FX-51, que também tinham 1 Gbyte de RAM cada uma, usavam o sistema operacional Windows XP SP1.
Os testes envolveram três operações que exigem muita velocidade: compressão de vídeo, conversão de arquivos musicais e uso do soft de fotografia Photoshop.
Nos testes de vídeo e música, em que os softwares utilizados no Power Mac G5 foram diferentes dos empregados nas medições do Pentium 4 e do Athlon 64 FX-51 (pois não têm versões compatíveis com Macintosh), os programas instalados no micro da Apple foram ajustados para realizar exatamente as mesmas tarefas que os softwares dos micros concorrentes. Nesses testes, o Power Mac G5 ficou em último (veja quadro).
No Photoshop, houve empate técnico entre todos os micros (a margem de erro das medições é de dois segundos). Mas vale lembrar que os micros com Pentium 4 e Athlon 64 FX-51 têm apenas um chip cada um. A máquina da Apple tem dois chips, o que deveria torná-la a mais veloz.
O Power Mac G5 é o primeiro micro a receber uma versão de 64 bits do Photoshop. Infelizmente, a atualização não alterou a performance medida nos testes. Procurada pela reportagem, a Adobe, que criou o Photoshop, não soube explicar o fato.
O computador da Apple vem de fábrica com o sistema operacional Mac OS X 10.2.7, mas foi testado com a versão 10.2.8, mais recente.
Os testes também incluíram medições realizadas com uma cópia não-oficial, porém completa, da versão 10.3 (Panther), lançada na semana passada, nos EUA.
Nos testes de música e de fotografia, o Power Mac G5 com sistema Panther foi dois segundos mais rápido do que o 10.2.8. Os números do Power Mac G5 expressos no quadro foram medidos com o Panther.
A única exceção é o teste de vídeo, em que a performance mostrada no quadro é a medida com o sistema 10.2.8. A inversão tem uma explicação simples: nesse teste, o Panther foi um minuto mais lento do que seu antecessor, desperdiçando o poder de processamento do Power Mac G5.
O desempenho do Power Mac G5 testado (R$ 17.281; www.apple.com.br) fica aquém do esperado, mas a máquina pode melhorar com o novo chip G5, que deverá chegar a 3 GHz em 2005.


Próximo Texto: Hugo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.