UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça softs para criar sites

DA REPORTAGEM LOCAL

Criar sites na internet também é uma arte. O conhecimento técnico do webdesigner recheado com uma boa dose de criatividade aumenta as chances de o resultado final ser uma página visualmente agradável ao internauta.
Conhecer HTML -linguagem de formatação de textos lida pelo browser, que a interpreta na forma de sites, como os vistos no monitor do PC- é importante (veja os principais comandos da linguagem em orbita.starmedia.com/~edaurelio/e.htm), mas é possível criar sites usando diversos programas, sendo que alguns são mais indicados para um tipo de site do que para outros.
Para quem é iniciante na criação de sites, mas está familiarizado com programas para o sistema Windows, o ideal é dar os primeiros passos usando o FrontPage, programa da Microsoft. Possui uma barra de ferramentas similar à de outros programas compatíveis com o Windows e permite a visualização do resultado a qualquer momento.
Se mesmo assim você acredita que precisa de algumas dicas, há um tutorial da versão 2000 do aplicativo no endereço www.frontpage2000.rg3.net.
A Macromedia (www.macromedia.com/br) tem dois softs entre os mais usados no mundo para a criação de páginas da web. Um é o Dreamweaver (R$ 1.410, em www.brasoftware.com.br), indicado para criar sites que demandam atualização rápida -como portais de notícias.
O outro é o Flash (R$ 2.436, em www.brasoftware.com.br), programa para a criação de animações, que se tornaram muito populares na internet. Uma busca no Google com as palavras-chaves "flash" e "animation" encontra 1,9 milhão de registros.
Um webdesigner também deve conhecer o JavaScript, uma linguagem para a criação de sites. Suas funções podem ser inseridas em um documento HTML.
O internauta interessado encontrará diversos comandos em JavaScript no endereço www.studiowebdesign.com.br/Javascript.htm. (FB)


Texto Anterior: Rede traz dicas para desenhar
Próximo Texto: Programas corrigem defeitos de fotografias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.