UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PINTE O 7

Software agrupa ferramentas mais utilizadas; versão básica traz Photoshop, ImageReady, Illustrator e InDesign

Novo pacote da Adobe agrada a designers

TONI PIRES
EDITOR-ADJUNTO DE FOTOGRAFIA

Você poderia chamar de Photoshop 8, Illustrator 10, ImageReady 8, mas, para a Adobe, isso acabou de vez. Chega ao mercado o Adobe Creative Suite, nas versões Premium e Standard.
O novo produto é o agrupamento de suas ferramentas mais utilizadas para design gráfico e web. A partir de agora, os produtos Adobe terão a marca CS, de Creative Suite, não mais números de suas versões e ganharão atualizações simultâneas.
A Creative Suite Standard engloba Photoshop CS, ImageReady CS, Illustrator CS e InDesing CS. Além desses softs, a versão Premium traz também o GoLive CS e o Acrobat 6.0 Professional. Os programas continuarão a ser vendidos separadamente para usuários que não quiserem o pacote.
A idéia do Creative Suite é ter uma integração que não existia antes, cada produto pode trabalhar com um arquivo nativo do outro sem a necessidade de "importar" ou "exportar" o tempo todo para um ou outro programa.
A Adobe já ofereceu antes um conjunto de programas, mas agora a coisa muda de figura. Não se trata apenas de uma caixa com softwares Adobe e um preço com desconto. O Adobe CS é um pacote, com um único número de série, e as atualizações serão concentradas em uma só data.
A integração entre seus produtos é a grande aposta do CS. A Adobe implementou recursos característicos de um programa em outro. O Illustrator, por exemplo, ganhou mais ferramentas para edição e tratamento de texto. O GoLive pode gerar páginas da web a partir de um PDF (Portable Document Format) montado no InDesing, por exemplo.
As novidades do ImageReady são a possibilidade de escolher múltiplos objetos, agrupá-los e editá-los simultaneamente. A alternativa de exportar no formato SWF, utilizado pelo Macromedia Flash, mantendo o desenho vetorial e fontes, é outra novidade.
O Photoshop, programa mais popular da Adobe, traz uma boa notícia: na versão CS é possível definir combinações de teclas para a maioria das funções. Outras ferramentas também vão fazer a alegria dos usuários: a Shadow/ Highlight, controle de luz e sombras, e Match Color, que permite aplicar os mesmos ajustes e brilho e cores de uma imagem em outra.
O File Browser faz boas pesquisas por palavra-chave atribuídas aos arquivos e gera apresentações em PDF a partir de galerias de imagens. Se você não tem uma máquina realmente potente, isso tudo passa a ser ficção.


Texto Anterior: Solução para criar efeitos em 3D, software Maya é "coisa de cinema"
Próximo Texto: Photoshop CS oferece mais agilidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.