São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

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Reportagem de capa

Gráfico no jornal dissemina informação

FIGURAS - "New York Times" recorre a imagens para analisar discursos de políticos e quadro histórico de medalhas olímpicas

DA REPORTAGEM LOCAL

Barack Obama quer mudar os Estados Unidos. John McCain invoca Deus em meio a suas propostas. Pelo menos é o que mostram as análises visuais dos discursos dos candidatos à presidência dos Estados Unidos.
Enquanto o democrata se apóia em palavras como energia, seguro de saúde, emprego, economia e [George W.] Bush, o discurso do republicano trata de impostos, reformas, negócios e guerra.
Com base nas transcrições dos discursos dos candidatos, o "New York Times" fez um infográfico para mostrar os destaques e as diferenças de cada um. A peça pode ser vista em www.nytimes.com/interactive/2008/09/04/us/politics/20080905_WORDS_GRAPHIC.html.
O jornal norte-americano sempre se destacou no aspecto gráfico e, agora, com a ajuda da internet, alcança leitores interessados em buscar informações de outra maneira -de preferência, a que transforme uma grande quantidade de texto em algo que pode ser entendido com apenas uma olhada.
Durante a Olimpíada de Pequim o "New York Times" fez um mapa-múndi em que o tamanho dos países era proporcional ao número de medalhas conquistadas. O Brasil, por exemplo, com maior extensão territorial e apenas 15 medalhas, ficou bem menor do que a Alemanha, que conseguiu 41.
Organizar visualmente informações que despertam o interesse de grande parte dos leitores é o desafio diário do jornal, segundo Matthew Ericson, um dos responsáveis pelo departamento gráfico.
"A cada dia, o "New York Times" usa informações gráficas no papel e na internet para mostrar dados, contar histórias e fazer a informação mais entendível para milhões de leitores. O desafio é único. Muitos leitores não estão acostumados a pensar visualmente. E os deadlines podem ser curtíssimos", disse.
Outro exemplo de uso de gráficos foi feito pelo "Los Angeles Times", que comparou um discurso do presidente Bush antes do 11 de setembro e outro de 2006. Veja em www.latimes.com/news/nationworld/nation/la-020106union-clouds_lat,0,3278328.htmlstory.

Alcance
O uso de informações visuais no jornalismo ainda é pequeno, se comparado a fotos e vídeos, mas ajudam a focar em certos temas, segundo Al Tompkins, pesquisador do Poynter Institute (www.poynter.org), "escola para jornalistas que também praticam jornalismo".
"Você pode pegar dois discursos e comparar as palavras que aparecem com mais freqüência em um e outro. Pegue o relatório anual de um prefeito, por exemplo, e veja sobre o que ele fala mais. É sobre economia, segurança, impostos, educação? Como esse foco muda ao longo do tempo?", indagou em entrevista à Folha.
Em seu blog (www.rnctagcloud.blogspot.com), Tompkins disponibiliza um vídeo em que explica como se faz uma nuvem de tags.
Ele usa o Tag Crowd (www.tagcrowd.com), que permite visualizar a freqüência com que as palavras aparecem em um texto. Basta colocar o texto, escolher a língua em que ele está escrito, se quer mostrar quantas vezes as palavras se repetem e clicar em Visualize!. (DANIELA ARRAIS)


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