São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

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diversão

Corte cabeças e braços em Dead Space

MONSTROS ASSASSINOS - Estréia da EA no gênero de horror, game é repleto de sustos, momentos de tensão e violência

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dead Space explora o gênero que se convencionou chamar de "survival horror" (horror de sobrevivência, em tradução livre), cujo mote é abordar o sentimento de prazer que existe no medo. Graças à violência desenfreada e à envolvente trama de terror ambientada no espaço sideral, o jogo recém-lançado no Brasil se alinha a grandes nomes do estilo, como Alone in the Dark e Resident Evil.
O jogador assume o papel de Isaac Clarke, um engenheiro em missão de rotina para consertar o sistema de comunicação de uma estação de mineração no espaço. De repente, o protagonista se vê envolvido em uma invasão de mutações alienígenas e criaturas horrendas. A tripulação foi dizimada, e Clarke precisa lutar pela própria sobrevivência em ambientes escuros.

Aos pedaços
Os combates de Dead Space têm um toque especial: a idéia é, sempre que possível, desmembrar os inimigos, que são difíceis de enfrentar, com seus ataques rápidos e letais. Não se trata só de um recurso visual: ao arrancar um braço de um monstro, por exemplo, o jogador diminui o poder da ameaça, que, de quebra, perde sangue e morre com mais facilidade.
Um golpe certeiro com a primeira arma do game, uma espécie de picareta equipada com laser, pode colocar o inimigo fora de ação. Cada arma possui dois tipos de disparo e, ao arsenal, junta-se ainda o lança-chamas -uma das mais divertidas de ver em ação.
A câmera adota a perspectiva em terceira pessoa, posicionando-se do lado esquerdo, um pouco acima das costas do protagonista. No início, é um pouco estranho, mas é um ângulo que aumenta a sensação de estar sendo observado.
A tela não exibe aquela habitual infinidade de marcadores, integrando-os ao contexto de Dead Space. Para citar um exemplo, o medidor de vida do protagonista pode ser visualizado em um cilindro nas costas de Clarke. Livre da poluição visual, sobra espaço para os sustos e o horror, imergindo o jogador por completo no clima.

Ambiente
A estação espacial é extremamente ampla, com muitos locais para explorar, sem contar que freqüentemente é preciso revisitar muitos deles. Caso o jogador se perca, pode usar um comando que traça a rota que precisa ser percorrida naquele momento, de forma a atingir o objetivo. Com isso, não há labirinto que resista.
Para completar o pacote aterrorizante, Dead Space conta com gráficos e trilha sonora tecnicamente perfeitos. As músicas e efeitos sonoros atuam com grande ênfase no fator psicológico, deixando o jogador em estado quase constante de alerta. Há pouco tempo para respirar e, mesmo com a pausa ativada, o protagonista pode ser alvo de um ataque.
Dead Space é indicado para maiores de 18 anos, disponível em versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. No Brasil, a Electronic Arts comercializa o jogo, mas não divulgou o preço. Nos EUA, o preço é de US$ 59 para consoles e US$ 49 para PC.




CRONOMETRAGEM OFICIAL
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VIOLÊNCIA PREOCUPA
Em entrevista ao Channel 4, Shigeru Miyamoto, o célebre designer de games que criou o personagem Mario, disse estar preocupado com o uso excessivo de violência nos games. Disse que não está querendo controlar a liberdade de expressão, mas falou que há outros meios de chamar a atenção das pessoas. "Espero que os pais fiquem atentos às classificações etárias", concluiu.

SÓ MAIS TARDE
Na semana passada, a Capcom confirmou o lançamento de Street Fighter IV para o inverno norte-americano, que vai até março de 2009. No entanto, a data vale somente para as versões de PlayStation 3 e Xbox 360; no PC, o novo capítulo será lançado em data posterior, ainda não divulgada.


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