São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE
Novo sistema da Microsoft apresenta incompatibilidades com componentes do computador
"Windows Me" dá dores de cabeça

ALEXANDRE VERSIGNASSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O "Windows Me" já não é novidade, mas ainda causa problemas para muitos de seus usuários.
É que esse sistema operacional, lançado em setembro pela Microsoft, não é compatível com certos componentes do computador, cujos drivers -programas que adaptam essas peças ao micro- foram projetados para operar com as versões "95" e "98" do "Windows".
"Não pude instalar o "Windows Me" porque ele não reconheceu os drivers do modem e das placas de som e de vídeo", reclama o arquiteto Marcos Roberto de Oliveira, 64, que é usuário da versão "98" do software. Ele tem um micro Itautec com uma placa de vídeo Asus TNT 3.400, uma placa de som Aztech Q3D e um modem Aztech MDP 7.800.
Para a Microsoft, o responsável pela incompatibilidade não é o "Windows Me", mas os componentes do computador.
"Muitas vezes a gente põe um novo "Windows" no mercado, e alguns fabricantes ainda não desenvolveram os drivers adaptados ao programa", diz Carolina Braga Viana, gerente de marketing da Microsoft. "Não dá para mensurar quais drivers são ou não compatíveis com o "Me", já que surgem novos softwares desse tipo todos os dias", completa ela.
Entre os fabricantes de computadores, o que se ouve é o mesmo. "Até um único modelo de hardware pode ter versões compatíveis e incompatíveis com determinado sistema operacional. Peças feitas para as primeiras versões do "Windows 98", por exemplo, podem apresentar problemas quando o usuário for atualizar para o "Me'", afirma Osvaldo Vila, engenheiro da Itautec, que comercializa computadores com o novo sistema pré-instalado. Quem comprou um micro com o "Windows 98" e não consegue fazer a atualização, como o arquiteto Oliveira, é orientado pela empresa a entrar em contato com o suporte técnico, que providencia os drivers necessários.
"É o que eu venho fazendo, mas não consigo os drivers", afirma Oliveira. Segundo Samuel Perozin, supervisor da área de suporte da empresa, não há registro de reclamações desse cliente. Informação que Oliveira nega.
Para evitar contratempos assim, o escritor Neovaldo Carvalho, 42, apelou para uma solução menos convencional: excluiu todos os componentes de hardware de seu micro (botão Remover, em Meu Computador/Propriedades de Sistema) e, depois, clicou em Atualizar. No fim, o "Windows Me" reconheceu os componentes.
O problema de Carvalho começou quando o "Me" não aceitava o modem do computador -um modelo externo, a cabo, fornecido pela operadora Vírtua. De qualquer maneira, a própria operadora avisa em seu site (www.virtua.com.br) que o "Windows Me" pode apresentar problemas com o "firewall" e conflitos com a placa de rede do equipamento.
Para evitar contratempos, e não apelar para táticas arriscadas, uma alternativa é ir a sites como o www.winfiles.com/drivers e o www.driverguide.com, que oferecem drivers de diversos fabricantes, e procurar os que servem para as peças do seu micro.



Texto Anterior: Prática é controversa
Próximo Texto: Confira dicas para instalar o sistema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.