São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

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Vá procurar sua turma

Converse sobre vinhos, cachorros, carros, desempenho no karaokê ou construa o seu próprio território virtual

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A expansão das redes sociais, em variedade e em número, é prova de que a chamada aldeia global é, antes de tudo, um enorme mosaico de vilas, pontuadas por algumas metrópoles superpopulosas.
Diariamente surgem sites dedicados a reunir pessoas sob os mais diversos guarda-chuvas temáticos, que vão de música, gastronomia e turismo a bichos de estimação, artes e performances de karaokê.
Além de se alastrarem por inúmeros assuntos, os tentáculos dessas comunidades se estendem por milhões de usuários no mundo todo. O site campeão de popularidade é o MySpace (myspace.com), em que músicos publicam canções para serem ouvidas em streaming, enquanto os fãs se reúnem e trocam figurinhas sobre suas bandas preferidas.
Segundo a Wikipédia, o MySpace tem nada menos do que 130 milhões de integrantes, além de ser o quinto endereço mais visitado em todo o mundo, de acordo com o ranking da empresa de monitoramento Alexa (www.alexa.com). Tendo em vista que a internet tem pouco mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o MySpace aglutina mais de um décimo deles.
O Orkut (www.orkut.com), com 33 milhões de membros, é também o nono colocado na lista dos sites mais acessados do mundo. A rede social filiada à Google reina absoluta entre os internautas brasileiros, que, no início deste mês, representavam 62% do total de perfis, o equivalente a 20 milhões de registros. Compare a isso o fato de que há 43 milhões de internautas no Brasil, de acordo com o Comitê Gestor da Internet. É preciso considerar, porém, a infinidade de perfis falsos e duplicados no Orkut, que distorcem essa proporção.
A primeira comunidade on-line de que se tem notícia é a Classmates.com, que estreou em 1995 e reunia ex-alunos de colégios e universidades norte-americanas. Com o tempo, o negócio se expandiu, e o site, que funciona até hoje, passou a abranger outros países.
Outros sites semelhantes apareceram nos anos seguintes, como Sixdegrees.com ou Ciao.com, mas o estouro das comunidades virtuais ocorreu mesmo em 2002, com o Friendster.com. A rede, que recusou uma proposta de US$ 30 milhões da Google, foi recordista em audiência até 2004, quando foi ultrapassada pelo MySpace. Hoje, tem ainda 29 milhões de membros.

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