São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Sites criam multidões e nichos on-line

COM QUEM ANDAS Em pequenos ou grandes grupos, internautas compartilham interesses; portais formam redes próprias

DA REPORTAGEM LOCAL

No arquipélago das comunidades, há opções para todos os gostos: de extensas metrópoles virtuais a ilhotas dedicadas a um único tema. Nesse panorama, os gigantes da internet também se aventuraram a criar seus próprios territórios.
A Google mantém, desde 2004, o Orkut (www.orkut.com), batizado em homenagem ao funcionário que o inventou, Orkut Buyukkokten. O site, que tem 62% de usuários brasileiros, sofre de problemas de segurança como o envio de recados por perfis falsos, que inundam os murais dos verdadeiros usuários numa espécie de spam. Anteriormente baseada em um sistema de convites, a comunidade passou a ser aberta a qualquer interessado no início deste mês.
Já a Microsoft mantém a Windows Live Spaces (spaces.live.com), que se integra ao serviço de comunicação instantânea MSN Messenger, um dos mais usados pelos internautas brasileiros.
O Yahoo! tem a sua Yahoo! 360 (360.yahoo.com), que também se integra a outros serviços do portal, como o site de compartilhamento de fotos Flickr e o comunicador Yahoo! Messenger.

Reúna sua turma
Em vez de se unir a grupos já existentes, também é possível iniciar um. Há sites que ajudam nesta tarefa, como www.me.com, para formar redes pessoais, ou communityserver. org, para profissionais. (MB)


Texto Anterior: Publicação requer cuidado
Próximo Texto: Sites
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.