São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Páginas unem usuários para ensinar idiomas

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Participar de comunidades hospedadas fora do Brasil pode ser um drama para quem não entende outra língua. Mas existem grupos que aproveitam a diversidade e promovem, gratuitamente, o aprendizado de idiomas.
Um site caprichado é o Friends Abroad (www.friendsabroad.com). Depois de um cadastro rápido, um buscador ajuda a encontrar pessoas que querem aprender português ou dispostas a ensinar outra língua.
O site contempla alfabetos como o cirílico -usado na Rússia- e colocou um menu rápido para as letras especiais. O ponto negativo é que tudo está escrito em inglês.
Outra comunidade dedicada aos idiomas fica em www.tandem-schools.com. Lá, os usuários contam com fóruns multilíngues, chats e dicas de sites.
Quem se interessa por tradução deve recorrer ao Cucumis (www.cucumis.org), que incentiva a participação dos usuários. Quem colabora ganha pontos, que são gastos para pedir a própria tradução; 22 idiomas estão contemplados.


Texto Anterior: Sites
Próximo Texto: Evolução: Produto real nasce do virtual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.