São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

áudio e vídeo

Soft de gravação faz DVD musical

ESTÚDIO CASEIRO Com aparência simples, pacote Easy Media Creator 9 oferece recursos de edição de vídeo e de áudio, mas excesso de programas e de opções pode confundir o usuário menos experiente

DA REPORTAGEM LOCAL

O Windows XP, sozinho, é capaz de comandar o gravador de CDs. Isso fez com que os principais programas desse segmento procurassem se sofisticar para não perder seu território. Um exemplo é o Roxio Easy Media Creator 9 (R$ 299; www.stratus.com.br).
Tal como o rival Nero Ultra Edition, o pacote, testado pela Folha, traz programas que cumprem tarefas que vão muito além de gravar CDs e DVDs: são mais de 20 aplicativos para, entre outras missões, importar, editar e gravar áudio, vídeo e dados. A coleção beira o exagero, chegando a oferecer programas com finalidades semelhantes, como o Express Labeler 2 e o Label Creator 9, ambos para a criação de rótulos.
Os programas do pacote podem ser instalados individualmente com a opção Custom instalation. Depois de copiar o pacote inteiro, porém, não é possível apagar apenas um ou outro software. Apesar da fartura de opções, a função básica do EMC, gravar discos, não foi esquecida. Uma pequena janela chamada Drag-to-disc fica perto do relógio do Windows e permite começar um projeto de gravação arrastando arquivos para dentro de um ícone.

Áudio
O EMC 9 vem com conversores de formatos de áudio e um editor que ajuda a aplicar efeitos sonoros especiais, como controle de ruídos e de volume. Um diferencial do pacote é o DVD Music Assistant, programa que gera um DVD musical em três passos simples: a criação de uma lista com as canções, a escolha de uma imagem de fundo e a gravação da mídia. O resultado é um disco com centenas de músicas e um menu interativo que pode ser exibido em qualquer toca-DVDs.
O editor de áudio tem a facilidade de mostrar o resultado dos efeitos em tempo real, antes de aplicar a mudança.

Vídeo
O conversor de vídeo é tão simples quanto o Music Assistant. Em três passos, é possível encontrar o filme, editá-lo e fazer uma cópia personalizada. Outra opção útil é a conversão direta de um DVD para o formato de vídeo compactado DivX. Vale lembrar, porém, que DVDs de filmes famosos são protegidos contra cópia. (JB)


Texto Anterior: Segurança: Novos Firefox e Internet Explorer têm falhas reveladas
Próximo Texto: Creative tem novo tocador multimídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.