São Paulo, Quarta-feira, 29 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAGEM REGRESSIVA

Vírus e hackers são ameaça na virada do ano

da Reportagem Local

Além do bug do milênio, os computadores no mundo inteiro sofrem com outro tipo de ameaça: o ataque de vírus e de hackers.
O pior, dizem especialistas, é que, por causa da virada do ano -uma data especial, 1999 para 2000-, novos vírus estão surgindo a cada dia, e a chance de o problema não ser detectado pelo usuário é grande.
"Antigamente, apareciam dois ou três vírus novos por semana que danificavam o computador. Nos últimos 30 dias, esse número aumentou bastante", diz José Roberto Antunes, gerente de suporte da Symantec, empresa que faz o "Norton AntiVirus".
Uma das ameaças para o ano 2000 é o vírus "W32/ MyPics.worm". Ele apaga dados do computador e engana o usuário, que pensa ter problemas relacionados ao bug do ano 2000. Os vírus do ano 2000 podem atacar em qualquer dia do novo ano.
As recomendações para se prevenir são atualizar o antivírus pela Internet nos últimos dias do ano, evitar usar o computador na hora da virada para 2000 e, quando ligar o micro novamente, antes de fazer qualquer coisa, atualizar de novo o antivírus.
Os sites dos fabricantes terão atualizações constantes para proteger as máquinas de novos vírus.
Quando os primeiros vírus de computador surgiram, eles eram feitos por pessoas que conheciam a fundo o sistema operacional (programa responsável pelo funcionamento do computador), ou seja, fazer um vírus era difícil. Hoje, com linguagens de programação mais simples e fáceis, é possível fazer um vírus no editor de textos do "Word", como os vírus de macro.
Checar a procedência de e-mails é essencial -a Internet é o principal meio de transmissão dos programas. "Nunca abra arquivos anexados sem procedência conhecida. E hoje existem vírus que não precisam de anexos, eles já vêm embutidos no código "HTML" do e-mail", afirma Alexandre Bandeira, engenheiro de sistemas da Computer Associates.

Hackers
Outra ameaça para o ano 2000 são os hackers. Mas os especialistas advertem que o principal alvo dos hackers são sites que chamem atenção, como os de governos e de grandes empresas.
"Os hackers procuram notoriedade de alguma forma. Eles vão tirar proveito da virada porque essa data chama a atenção", diz Fernando Fontão, engenheiro de sistemas da McAfee.
O usuário comum deve se preocupar, mas, segundo Fontão, só hackers pé-de-chinelo podem tentar acessar computadores domésticos. (HENRIQUE MARTIN)


Texto Anterior: O que o otimista e o pessimista farão no ano novo
Próximo Texto: Internet traz atualizações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.