São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2002

Próximo Texto | Índice

Guia do Windows XP

Veja como melhorar o desempenho, aproveitar os recursos para edição de áudio e vídeo e mudar a apresentação do sistema

DA REDAÇÃO

Mais de 17 milhões de pessoas no mundo todo já estão utilizando o Windows XP, a mais recente e mais importante atualização do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 95.
Lançado em outubro passado, hoje o sistema já é praticamente o padrão nos novos computadores pessoais. No Brasil, o consumidor ainda encontra máquinas baseadas em versões mais antigas, para deixar o produto mais barato, mas a tendência é a migração.
O usuário do XP encontra um programa mais estável do que o tremelicante 98, porque baseado no Windows 2000, a versão do sistema para uso corporativo. As modificações mais evidentes estão na apresentação da área de trabalho, a tela que aparece quando você liga o micro.
Nesta edição, você encontra dicas para fazer com que as mudanças sejam menos traumáticas -se quiser, por exemplo, poderá dar ao XP a aparência do sistema antigo, que podia não ser tão bom, mas era bem conhecido.
As modificações possíveis, porém, não são apenas estéticas. O sistema vem com ferramentas para edição de áudio e vídeo, além de tratamento de imagens, que não estavam disponíveis antes.
Além disso, o XP é compatível com maior quantidade de hardware e traz recursos que procuram evitar problemas causados pela desinstalação malsucedida de software. E mantém ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho do sistema.
Há também problemas. O próprio caráter novidadeiro do XP pode atrapalhar o usuário, porque o sistema pode não conseguir falar com programas mais antigos, que não foram desenvolvidos levando em conta o produto da Microsoft. Para minorar o problema, o produto traz um recurso -que aqui você verá como usar- para compatibilizar-se com softwares do passado.
Outra questão problemática é a da segurança. No final do ano passado, foram descobertas falhas no XP que poderiam ser aproveitadas por piratas para acessar computadores indevidamente. Para tentar resolvê-las, a Microsoft tem distribuído "remendos" via internet.
Em geral, usuários de Windows 98 e Me têm vantagem mudando para o XP, mas a migração não é para todos. O programa exige micro com no mínimo processador Pentium II de 300 MHz e 128 Mbytes de memória. E ocupa 1,5 Gbyte no disco rígido.


Próximo Texto: Veja dicas para melhorar o desempenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.