São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Warner anuncia adesão ao Blu-ray e desempata disputa com o HD DVD

Divulgação
"Transformers", filme que é o grande sucesso da Paramount no formato HD DVD e chega ao Brasil com outros títulos no formato

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a disputa para qual vai ser o padrão predominante nos discos de alta definição não está definida, com certeza o jogo entre Blu-ray e HD DVD desempatou no começo deste ano.
A Warner anunciou, em 4 de janeiro, a adesão exclusiva ao Blu-ray. Na semana seguinte, a fatia de mercado de tocadores de alta definição, que estava dividida em 2007, foi dominada pelo formato: de acordo com números da NPD mostrados pelo "New York Times" na semana que terminou em 12 de janeiro, os tocadores de Blu-ray responderam por 90% das vendas de alta definição.
"Depois de análises de como o mercado vai agir a longo prazo e de como o consumidor reagiu até agora, nós decidimos apoiar apenas o Blu-ray", disse Rodrigo Drysdale, diretor de marketing da Warner Home Video no Brasil.
De acordo com ele, alguns títulos, como "300", tiveram 70% das vendas em Blu-ray ante 30% em HD DVD. "Não é bom para o consumidor a dúvida sobre se o formato que ele escolheu vai sobreviver. Os varejistas também querem uma decisão para montar seus estoques", disse Drysdale.
O Universal Studios e o Paramount Pictures são grandes estúdios que ainda apóiam o HD DVD. Quando a Warner anunciou que iria gravar conteúdo exclusivamente no formato Blu-ray, um rumor lançado pelo "Financial Times" dizia que o Paramount também mudaria de formato para o Blu-ray.
A diretora de marketing da Paramount Home Entertainment no Brasil, Flávia Barbosa, afirma que a empresa continua apoiando oficialmente o HD DVD. "Nós acreditamos ser o melhor para o consumidor".
"Nós apoiamos o HD DVD, mas se o consumidor fizer outra escolha, nós mudaremos", disse Barbosa. "A Warner foi uma grande perda, mas o formato ainda é forte. Três grandes estúdios, a Intel, a Microsoft o apóiam, por exemplo."
O consórcio que dá suporte ao HD DVD é capitaneado pela Toshiba. Segundo a assessoria de imprensa da Semp Toshiba, "em fevereiro, a Toshiba Corporation divulgará a sua nova estratégia para seu produto HD DVD". Conforme a Folha apurou, um dos pilares dessa estratégia é uma política agressiva de redução de preços. Hoje, a mídia e o tocador de HD DVD já são, em média, mais baratos que os do concorrente Blu-ray.


Texto Anterior: Canal aberto
Próximo Texto: Blu-ray vs. HD DVD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.