São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Próximo Texto | Índice

Conheça os serviços disponíveis para internet móvel no Brasil; Japão está estreando rede de altíssima velocidade

A revolução do celular

Associated Press-24.mai.99
Mulher conversa ao telefone perto de uma estátua de propaganda de celulares, em Xangai, China


MARIJÔ ZILVETI
ALEXANDRE VERSIGNASSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Assistir a um videoclipe, ouvir música e pagar contas pela internet, em alta velocidade e sem estar conectado ao computador. Isso pode ser realidade até o final do ano para o consumidor brasileiro. E por um aparelho celular.
Hoje já é possível pagar os créditos de um celular pré-pago a partir do aparelho. E também ler notícias, consultar o extrato bancário, ver as condições de trânsito e mandar e receber e-mail.
A velocidade de acesso, porém, é muito mais lenta que a da internet convencional. A lerdeza e a dificuldade para digitar e-mails e endereços no minúsculo teclado podem fazer o usuário se cansar e desistir da internet móvel.
Esses obstáculos, segundo especialistas, devem ser superados, uma vez que os aparelhos estão se ajustando, com teclados e visores maiores. Outra inovação é o aumento da velocidade, que, no final do ano, deve chegar a 144 Kbps, quase três vezes mais rápida que a conexão doméstica.
Para 2002, as previsões são mais otimistas: nesse ano devem chegar os celulares de terceira geração, que prometem acessar informação a 2 Mbps. Uma Ferrari em vez dos Fuscas, os celulares com internet de hoje.


Próximo Texto: Aparelhos com WAP beiram os 2 milhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.