São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Criado por programadores brasileiros, "UsinaPlay" é fácil de usar e conta com 83 mil títulos; rapidez é destaque

Programa oferece boa variedade musical

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a indústria fonográfica luta contra os programas que trocam arquivos MP3 via internet, surgem opções para ouvir músicas no micro.
Uma delas são os programas que reproduzem canções em "streaming": eles permitem reprodução quase instantânea (não é preciso esperar o download de arquivos) e impedem que o usuário salve músicas no PC (o que agrada às gravadoras).
Como desvantagens, esses softwares geralmente oferecem baixa qualidade de áudio e poucas canções. Mas, pelo menos no que diz respeito ao número de músicas, um programa quebra a norma: o "UsinaPlay", que foi criado por dois programadores brasileiros, dá acesso a 83 mil títulos.
O programa, que é gratuito, imita o funcionamento de sites como o Rádio UOL (www.radiouol.com.br), mas, segundo seus criadores, é mais rápido: "Com as rádios, você precisa abrir um navegador, achar a música e colocá-la para tocar. São quatro ou cinco passos, enquanto com o programa bastam dois cliques", afirma o programador Francisco Soares Lopes.
Usar o "UsinaPlay" é simples: depois de executar o arquivo de instalação (download de 6 Mbytes em www.usinaplay.com.br), basta digitar o nome de um artista ou de uma música e clicar em Pesquisar. A busca leva poucos segundos e, para ouvir uma canção, basta clicar nela.
As músicas, que são compactadas no formato "Windows Media", têm qualidade sonora medíocre, mas sua execução raramente é interrompida por congestionamentos na rede, mesmo com um modem de 56 Kbps.
O programa também permite que o usuário crie sequências musicais personalizadas ("playlists").
Como na busca de músicas, o destaque é a velocidade: criar uma "playlist" com o programa é muito mais rápido do que fazer isso por meio de um site.

Pirataria
De acordo com seus criadores, o "UsinaPlay" não faz pirataria: "Se alguém processar a gente, teremos o respaldo do Ecad [Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão que coordena a arrecadação de direitos autorais], porque pagamos uma taxa de 7,5% do faturamento bruto da empresa", afirma Lopes.
Segundo ele, 70% das músicas disponíveis por meio do programa foram copiadas de CDs e ficam armazenadas em um servidor nos EUA, enquanto os 30% restantes são retransmitidos a partir de rádios on-line.
Junto com a próxima versão do "UsinaPlay", que deverá chegar no próximo mês e trará um sistema de atualizações automáticas, os criadores do programa pretendem adicionar 13 mil músicas a seu acervo musical. A versão atual tem um defeito irritante: em vez de silenciar ao término de uma música ou seleção, o "UsinaPlay" repete a sequência até que o usuário clique no botão Stop.
Como exige que o PC tenha o "Windows Media Player" instalado, o software pode travar em alguns micros: se isso acontecer, instale a versão 7.1 do tocador da Microsoft, que é gratuita e pode ser obtida em www.windows media.com (10 Mbytes).




Texto Anterior: Teclado traz velocidade ao WAP
Próximo Texto: Portátil: Relógio pega conteúdo da internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.