São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade das fotos pode variar

DA REPORTAGEM LOCAL

Como nos tempos dos rolos de filme, a qualidade das fotos impressas depende de uma série de fatores que podem variar de acordo com o laboratório.
Especialistas dizem que imagens de 3 Mpixels podem ser impressas em formato 10x15cm sem problemas, mas esse é só o começo da história.
A Folha enviou o mesmo conjunto de oito imagens para Fotoptica, Oi Fotos, Fujifilm e Kodak.
Os retratos foram feitos com câmeras de 5 Mpixels e de 10 Mpixels. As fotos desta última não apresentaram grandes melhorias, apesar de serem muito mais pesadas.
A qualidade final da imagem depende da lente da câmera, da luz do ambiente e, claro, da habilidade do fotógrafo.
Nos conjuntos encomendados pela reportagem, quatro retratos tinham condições ruins de contraste e de cor.
Os defeitos passaram pelos pincéis digitais dos laboratórios, mas, na média, o resultado final ficou bastante ruim.
Imagens escuras ficaram com cores carregadas e traços sem definição. Retratos com excesso de luz, como uma paisagem ensolarada, perderam detalhes nos contornos.
Essas imperfeições, porém, poderiam ter acontecido com fotos reveladas em qualquer laboratório. Alguns ajustes dependem da habilidade dos técnicos e da qualidade dos equipamentos que eles usam. Daí a importância de saber onde o serviço de impressão é feito.
(JB)


Texto Anterior: Envio dos arquivos de imagem é sujeito a demora e falhas dos portais
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.