São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

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MUITO ALÉM DO GOOGLE

Para manter internauta fiel ao buscador, empresas oferecem atrativos e melhoram resultados

Pesquisa na internet tem novos recursos

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os endereços de busca travam uma guerra sem trégua para manter o internauta fiel. Nessa batalha, as armas utilizadas pelos concorrentes são várias: a rapidez e a qualidade da resposta e a quantidade de recursos oferecidos para chegar a um resultado.
Nas últimas semanas, o líder Google (www.google.com) deu mais alguns passos para se manter no primeiro posto, anunciando facilidades para quem mantém a barra de busca em seu site.
Trata-se de um programa que permite que donos de páginas acrescentem a barra do Google em seu site para receber dinheiro a partir de textos de anúncios.
O sucesso do Google é tamanho que o mercado aguarda ansioso a abertura de capital nos EUA.
O Yahoo (search.yahoo.com), que já liderou o ranking de buscas, decidiu copiar o concorrente e criar sua barra (companion. yahoo.com) para facilitar a pesquisa. Mais: incrementou a busca com o recurso de imagens e saiu na frente do Google por permitir localizar endereços por mapas.
O Google, por outro lado, fez mudanças importantes em suas fórmulas algorítmicas para oferecer melhores resultados nas pesquisas. Na barra de atalhos (toolbar.google.com), o internauta pode ver o ranking das páginas acessadas, por exemplo.
A Microsoft, que só no final da década passada despertou para a importância mercadológica dos navegadores, também entra atrasado na área de mecanismos de busca. De olho no lucro de US$ 105,6 milhões que o Google registrou em 2003, a gigante do software investe parte de seu caixa de US$ 56 bilhões em uma nova versão de seu buscador, prometida para este ano.
Por ora, o usuário do site de buscas da Microsoft pode ter a barra de atalhos (toolbar.msn.com) em seu navegador e espiar o site latam.newsbot.msn.com para ver o que vem por aí.
Outro item que atrai a lealdade do internauta ao buscador é a quantidade de páginas indexadas. De olho em seu público, o Google acrescentou, em fevereiro, 1 bilhão de páginas ao seu mecanismo de busca, passando de 3,3 bilhões para 4,3 bilhões de páginas.
Segundo a empresa, houve também um sensível acréscimo no número de imagens indexadas: de 400 milhões para 800 milhões.
Mas isso ainda está muito longe de abarcar o conjunto da internet, que, segundo estimativas, reúne 10 bilhões de páginas.


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