São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ask Jeeves oferece busca de imagens

DA REPORTAGEM LOCAL

O mecanismo de buscas Ask Jeeves (www.ask.com), que figura entre os dez sites de pesquisa mais usados pelo internauta americano, anunciou mudanças.
Segundo a empresa, o site adotou a tecnologia Teoma, que, teoricamente, permite pesquisar mais páginas e atualizá-las com mais freqüência. Com essa medida, o buscador não tem mais motivos para continuar aceitando páginas da rede com a cobrança de uma taxa, de acordo com o vice-presidente de produtos da empresa, Jim Lanzone.
Dessa forma, o Ask Jeeves junta-se ao Google, que evita que os primeiros resultados de uma pesquisa sejam pagantes. O Yahoo! está entre os grandes buscadores que ainda adotam essa prática.
O Ask Jeeves é mais conhecido entre os internautas por permitir fazer perguntas.
Assim que o internauta entra no endereço do Ask Jeeves, ele encontra cinco links abaixo do campo de pesquisa, entre eles, um buscador de imagens, um pesquisador de notícias e um mecanismo para ajudar crianças a encontrar conteúdo com mais facilidade por meio de perguntas.
Após digitar o nome da top model Gisele Bündchen -sem trema-, a página mostrou 16 imagens e ofereceu mais de 42 páginas com fotos da modelo.
O Ask Jeeves tem mais respostas às perguntas do usuário se elas forem feitas em inglês. O mesmo acontece no Ask Jeeves Kids, para crianças. No campo da pergunta, se o internauta colocar entre aspas "Who is the president of the United States?" (quem é o presidente dos Estados Unidos), ele será levado a uma segunda página com mais cinco perguntas, entre elas a formulada pelo internauta. Na própria pergunta, aparece o link oficial da Casa Branca.
Ao formular a pergunta "Quem é o presidente do Brasil?", a página diz que provavelmente houve um erro de digitação.
Mesmo assim, oferece quatro perguntas com links para o país com mapa com a indicação de algumas capitais. (MZ)


Texto Anterior: Internauta usa serviços por 40 minutos
Próximo Texto: Buscador UOL tem mudanças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.