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China atrai por reunir 80 milhões de usuários
CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM
Com a segunda maior população de internautas do mundo, a
China é o palco da mais recente
disputa entre Yahoo! e Google,
que anunciaram seus respectivos
produtos e investimentos no país
nas duas últimas semanas.
Na segunda-feira, o Yahoo!, colocou na rede um novo site voltado para o público chinês, o Yisou
(www.yisou.com), que existe
apenas em mandarim e é especializado em pesquisa.
Ambos têm uma versão em
mandarim do mesmo site que
possuem em inglês e em outras
línguas. Mas o Google é mais popular entre o público chinês para
operações de busca na internet.
Uma semana antes de o Yahoo!
anunciar seu site, o Google havia
comprado uma participação minoritária no Baidu (www.baidu.com), o maior portal de busca da
China, exclusivamente em mandarim. O alvo dos dois megarrivais são os 80 milhões de usuários
da internet no país asiático, número que deverá subir a 110 milhões até o fim deste ano, atrás
apenas dos Estados Unidos.
O novo site do Yahoo!, o Yisou,
é parecido com o do Google. As
duas grandes empresas estão no
mercado chinês há cerca de quatro anos. Mas enquanto o Google
se firmou como uma referência
entre os portais de busca, o Yahoo! ofereceu uma série de outros
serviços -incluindo e-mail gratuito e notícias. O resultado é que
a busca é mais lenta que a do Google, especialmente à noite.
Antes de o Google comprar a
participação no Baidu, o Yahoo!
já havia adquirido no ano passado
um site de busca chinês, o 3721
(www.3721.com), por US$ 120
milhões.
Com isso, especialistas acreditam que o mercado chinês ficará
virtualmente dividido entre as
duas grandes empresas.
Buscadores traduzidos
A grande vantagem dos buscadores é a capacidade de entender
e trazer resultados na língua nativa. Apesar de os sites locais oferecerem serviços como pesquisa de
livros, CDs e lojas, os grandes mecanismos de pesquisa, como o
Google, o Yahoo! e o MSN Search,
acabaram conquistando os internautas por oferecer resultados de
qualidade em seus respectivos sites localizados.
Para sobreviver à chegada dos
gigantes, buscadores nativos tiveram de implementar recursos. O
espanhol Ozu (www.ozu.es), por
exemplo, passou a utilizar o mecanismo de pesquisa do Google.
Outros mecanismos, como o
Metaminer (miner.bol.com.br),
têm como vantagem fazer pesquisas em todos os sites de busca, em
sites brasileiros e por tema.
Em inglês, o www.mamma.com oferece respostas em vários
buscadores. Além de ser um rastreador de buscadores, tem também recursos para pesquisa de
imagens e notícias. O internauta
também deve visitar o Dogpile
(www.dogpile.com), que faz pesquisa em vários buscadores.
Colaborou a Reportagem Local
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