São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

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China atrai por reunir 80 milhões de usuários

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

Com a segunda maior população de internautas do mundo, a China é o palco da mais recente disputa entre Yahoo! e Google, que anunciaram seus respectivos produtos e investimentos no país nas duas últimas semanas.
Na segunda-feira, o Yahoo!, colocou na rede um novo site voltado para o público chinês, o Yisou (www.yisou.com), que existe apenas em mandarim e é especializado em pesquisa.
Ambos têm uma versão em mandarim do mesmo site que possuem em inglês e em outras línguas. Mas o Google é mais popular entre o público chinês para operações de busca na internet.
Uma semana antes de o Yahoo! anunciar seu site, o Google havia comprado uma participação minoritária no Baidu (www.baidu.com), o maior portal de busca da China, exclusivamente em mandarim. O alvo dos dois megarrivais são os 80 milhões de usuários da internet no país asiático, número que deverá subir a 110 milhões até o fim deste ano, atrás apenas dos Estados Unidos.
O novo site do Yahoo!, o Yisou, é parecido com o do Google. As duas grandes empresas estão no mercado chinês há cerca de quatro anos. Mas enquanto o Google se firmou como uma referência entre os portais de busca, o Yahoo! ofereceu uma série de outros serviços -incluindo e-mail gratuito e notícias. O resultado é que a busca é mais lenta que a do Google, especialmente à noite.
Antes de o Google comprar a participação no Baidu, o Yahoo! já havia adquirido no ano passado um site de busca chinês, o 3721 (www.3721.com), por US$ 120 milhões.
Com isso, especialistas acreditam que o mercado chinês ficará virtualmente dividido entre as duas grandes empresas.

Buscadores traduzidos
A grande vantagem dos buscadores é a capacidade de entender e trazer resultados na língua nativa. Apesar de os sites locais oferecerem serviços como pesquisa de livros, CDs e lojas, os grandes mecanismos de pesquisa, como o Google, o Yahoo! e o MSN Search, acabaram conquistando os internautas por oferecer resultados de qualidade em seus respectivos sites localizados.
Para sobreviver à chegada dos gigantes, buscadores nativos tiveram de implementar recursos. O espanhol Ozu (www.ozu.es), por exemplo, passou a utilizar o mecanismo de pesquisa do Google.
Outros mecanismos, como o Metaminer (miner.bol.com.br), têm como vantagem fazer pesquisas em todos os sites de busca, em sites brasileiros e por tema.
Em inglês, o www.mamma.com oferece respostas em vários buscadores. Além de ser um rastreador de buscadores, tem também recursos para pesquisa de imagens e notícias. O internauta também deve visitar o Dogpile (www.dogpile.com), que faz pesquisa em vários buscadores.


Colaborou a Reportagem Local


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