São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defeitos em chip e placas afetam lançamento

DA REPORTAGEM LOCAL

Menos de uma semana após lançar o Pentium 4 560 e chipsets para ele, a Intel admitiu a existência de defeitos de fabricação no processador.
Eles estão relacionados em um documento oficial da empresa (disponível para download no endereço www.intel.com/design/pentium4/specupdt/302352.pdf), que lista, na seção de erros, 31 problemas.
Alguns dos defeitos podem ser contornados pelos criadores de programas (a Intel dá instruções no documento), mas, para que isso ocorra, os programas teriam de ser atualizados, o que pode levar tempo e gerar transtornos.
Também há falhas, como a System Bus Interrupt Messages without Data, nona da lista, que podem fazer o PC travar.
O responsável pelas falhas é um circuito controlador chamado ICH6 (Integrated Controller Hub 6), que também pode impedir que o microcomputador realize o processo de inicialização. Até a conclusão desta edição, não havia correções para esses problemas no site da Intel.
Além disso, os portais especializados The Inquirer (www.theinquirer.net/?article=16840) e HardOCP (www.hardocp.com) relataram que defeitos no chipset Grantsdale (915), lançado juntamente com o chip, levaram a Intel a recolher placas-mãe de pontos-de-venda na Inglaterra.
Ao HardOCP, a Intel teria confirmado o problema, mas teria feito a ressalva de que ele só afeta as placas-mãe entregues até 21 de junho. Segundo o site, 100 mil placas-mãe poderiam ser afetadas pelo problema, que causa travamentos do Windows.
Para solucionar a situação, será feito um recall das peças defeituosas, e a Intel reembolsará os consumidores prejudicados.
A reportagem comprovou, numa das provas de performance realizadas com o Pentium 4 560, a existência de problemas: além de travar em todas as vezes nas quais o software para conversão de vídeos digitais, TMPGEnc, que funciona perfeitamente com as versões anteriores do novo chip, o computador emitiu bipes que indicam problemas no funcionamento do chipset (circuito controlador da placa-mãe).


Texto Anterior: Concorrentes apostam em 64 bits
Próximo Texto: Velocidade 1: Lista mostra as 500 máquinas mais rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.