São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

PCExpo recebe 100 mil pessoas e anuncia 150 novos produtos

das agências internacionais

Terminou na última quinta-feira a 17ª edição da PCExpo, realizada em Nova York.
O evento contou, segundo os organizadores, com a presença de 100 mil pessoas. Cerca de 150 novos produtos foram anunciados durante os três dias da feira, que aconteceu no centro de convenções Javits Center.
Aplicações para a Internet foram o destaque da feira. Novos modelos de computadores portáteis, teclados com botões de acesso rápido à rede mundial e programas para deixar a conexão mais rápida estavam nos estandes dos cerca de 500 expositores.

Portáteis mais leves
Com a redução do preço dos portáteis, o consumidor optou por esse produto para trabalhar em casa ou no escritório. É o que mostram as previsões do instituto de pesquisas IDC. Espera-se que neste ano sejam vendidos 18 milhões de unidades. Para 2003, a expectativa é vender 30 milhões de notebooks.
A PCExpo reforçou essa tendência ao anunciar novos modelos deportáteis de vários fabricantes.
A Sony compareceu com o Vaio F290 (US$ 3.500). Pesa menos de 3 kg, inclui CD-ROM com alto-falantes embutidos, além de soft para edição de imagem. A Sharp mostrou o Actius PC-A250 UltraLite (US$ 2.449). Pesa 1,5 kg e vem com chip Pentium II de 300 MHz e 64 Mbytes de memória.
A temperatura da febre dos palmtops, também conhecidos como micros que cabem na palma da mão, esteve elevada na feira. O Palm VII, da 3Com, tem novos apelos, com acessórios e serviços de informação da Internet. O produto já pode ser comprado em lojas de informática de Nova York.
Para contra-atacar a 3Com, que ocupa o primeiro lugar em vendas de micros de mão, a Microsoft anunciou na feira um acordo com a Socket Communications para oferecer modems sem fio para o Palm com "Windows CE", a partir de outubro.
A IBM juntou-se a empresas de telecomunicações com o objetivo de solucionar conflitos em serviços de comunicação.
Produtos sem fio predominaram na PCExpo. A idéia de todos os fabricantes desse tipo de produto é acabar com o excesso de fios ao conectar celulares a micros de mão para transmissão de dados.
O laboratório de ciência e computação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) compareceu com um projeto. O Handy 21 deverá ter a aparência de um telefone celular, com uma pequena tela. Vai poder ser ajustado para incluir um microprograma de navegação pela Internet, além de funções de e-mail.
Outro micro de mão que marcou presença foi o Psion, com tela colorida tipo VGA e um teclado para quem consegue digitar usando dois dedos.
O micrinho traz também um navegador que entende linguagem "Java" e é capaz, segundo o fabricante, de funcionar um mês com duas pilhas pequenas, tipo AA.
O novo modelo do Psion permite ainda conexão sem fio para a Internet, usando infravermelho, com um cartão de modem em alguns modelos de celulares.


Texto Anterior: Polícia busca pista de crime em provedor
Próximo Texto: IBM mostra micros para uso caseiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.