São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Filmadora de 165g tem zoom para som

PORTÁTIL >> Câmera tem recursos inovadores e capacidade para cartões de memória, mas faz fotos com pouca resolução

EVGUENI DODONOV
RODRIGO FERNANDES DE MELLO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A grande variedade de câmeras filmadoras de mão pode confundir o consumidor. A maioria oferece recursos similares com poucos destaques exclusivos. Isso tende a deixar os consumidores com diversas dúvidas antes da compra.
Recentemente, a Panasonic lançou um novo modelo de câmera, o SDR-S7, com diferentes funções inovadoras e detalhes que podem ser decisivos na hora de compra.

Leve
Um dos destaques do aparelho é seu baixo peso (165 gramas) e tamanho ultracompacto. A câmera é equipada com uma tela de LCD de 2,7 polegadas que gira até 180.
O dispositivo oferece zoom óptico de até dez vezes e digital de até 700 vezes. Além disso, é possível escolher entre foco automático e foco manual, permitindo a seleção de iluminação ambiente mais adequada.
O aparelho também conta com diferentes perfis de filmagens, como esportes, retrato, ambientes escuros, ensolarados e com reflexos (paisagens com neve, por exemplo).
Dois recursos se destacam ainda mais: a função de pré-filmagem e a definição da hora de acordo com país.
A primeira função permite a gravação dos três segundos anteriores ao momento no qual a tecla de gravação foi pressionada -recurso, conhecido como pré-rec, bom para capturar cenas inesperadas. Para utilizar o recurso, a câmera deve estar ligada, e é necessário pressionar uma vez o botão de gravação.
A partir desse momento, a câmera inicia a captura de vídeo na sua memória local, sem salvá-lo no cartão de memória, podendo armazenar até três segundos. Ao apertar novamente o botão, a filmagem salva, e a gravação continua.
A diferença entre esse recurso e a gravação normal é o uso menor da bateria.
A segunda função permite uma configuração simplificada da hora local -a câmera apresenta uma lista de países e se adapta automaticamente à hora local.

Gravação
O dispositivo apresenta ótimos recursos para filmagem, suportando o padrão de vídeo MPEG-2 e os padrões de áudio MPEG-2 e Dolby (para gravação de som surround no padrão Dolby Digital).
O equipamento oferece três qualidades de gravação: LP (qualidade baixa), SP (qualidade média) e XP (gravação com qualidade superior, porém resultando em vídeos com tamanho muito maior). O dispositivo tem suporte a cartões SD e SDHC e vem com um dispositivo de 1 Gbyte.
Essa filmadora suporta cartões de até 16 Gbytes, o que torna possível a gravação de até três horas e 20 minutos de vídeo de maior qualidade ou mais de 13 horas de vídeo com qualidade mais baixa. O dispositivo tem recursos adicionais, tais como a filtragem de ruído de vento e zoom de som, que amplifica os sons de acordo com o zoom.
A gravação de vídeos pode ser feita com aspecto de 4:3 e 16:9, o que permite a reprodução em modo widescreen.
A câmera também pode funcionar como máquina fotográfica, tendo resolução de 640x480 (0,3 Mpixel), um número limitado. Enquanto as imagens capturadas podem ser visualizadas na tela de TV nitidamente, a sua resolução é insuficiente para impressão Diferentemente de outros modelos, o mecanismo de abertura da lente é manual. Assim o usuário pode, eventualmente, esquecer de abri-lo antes de iniciar a gravação.

Operação e conexão
Os menus da câmera estão no idioma inglês, com opções de espanhol e francês. Contudo o aparelho é acompanhado por um manual detalhado em português, explicando todas as suas funcionalidades.
A interface de operação da filmadora é bastante intuitiva, e os controles do equipamento são de fácil alcance.
A câmera é compatível com padrão USB 2.0, possibilitando transferência rápida de vídeos e imagens para computador. O aparelho vem com o software de edição MotionSD STUDIO, compatível com o Windows.
Além disso, a câmera suporta o padrão PictBridge, o que possibilita a impressão direta, sem a necessidade de computador, de imagens nas impressoras compatíveis com esse padrão.

Conclusões
A câmera Panasonic SDR-S7 é uma ultraportátil e oferece diversos recursos interessantes. O aparelho é equipado com zoom de grande alcance e possui funções como pré-rec, zoom de microfone e filtragem de ruído de vento.
A maior desvantagem da câmera é a resolução para fotos. Caso fotos não sejam o foco, esse equipamento é indicado, principalmente por seus recursos avançados, aliados ao formato portátil e ao pouco peso.


EVGUENI DODONOV é aluno de doutorado do programa de pós-graduação em ciências da computação e matemática computacional do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP São Carlos.
RODRIGO FERNANDES DE MELLO é professor do departamento de Ciências de Computação do ICMC


Texto Anterior: Space Invaders, 30, ainda faz sucesso detonando alienígenas
Próximo Texto: Programa simples permite colocar efeitos em filme caseiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.