São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Gnutella" pode sofrer colapso, diz pesquisador

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para impedir a pirataria de músicas na Internet, recentemente a Justiça americana chegou a determinar a desativação do "Napster" (www.napster.com), programa que permite compartilhar arquivos musicais na Internet.
A decisão foi temporariamente suspensa, mas muitos internautas decidiram experimentar softwares alternativos para troca de arquivos. O principal deles é o "Gnutella" (http://gnutella. wego.com), que permite trocar qualquer arquivo e é considerado o eventual sucessor do "Napster".
Não é o que diz Eytan Adar, pesquisador da Xerox que realizou um estudo (www.parc.xerox.com/istl/groups/iea/papers/gnutella) prevendo a eventual autodestruição da rede utilizada pelo "Gnutella".
Segundo ele, o principal problema é que 70% a 90% dos usuários do programa não fornecem arquivos para cópia (upload), preferindo apenas pegar arquivos de outras pessoas (download).
De acordo com o estudo, isso poderia comprometer a segurança dos usuários que fornecem muitos arquivos, já que eles poderiam ser facilmente identificados e processados por pirataria.
Além disso, se os usuários que concentram a maior parte dos arquivos desistirem do "Gnutella", a troca de arquivos pode ficar comprometida, diz Adar. Segundo ele, uma alternativa seria criar um sistema de compra e venda de arquivos, o que estimularia mais usuários a fornecer material. O "Mojo Nation" (leia texto abaixo) já possibilita esse tipo de comércio.
O programador Gene Kan, que desenvolve o "Gnutella", questiona o estudo: "O sistema tem capacidade de se reconfigurar sozinho. Se os usuários que fornecem muitos arquivos desaparecerem, outros tomarão o seu lugar", diz.


Texto Anterior: Tecnologia: Velocidade é arma na disputa entre chips
Próximo Texto: Soft vende arquivo na rede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.