São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA FAZER MELHOR
Dicas ajudam a criar tabelas irregulares e usar fórmulas
Abuse de tabelas e contas no "Word"

DA REPORTAGEM LOCAL

O "Word" não é um "Excel", mas permite criar tabelas bem úteis e intercalá-las com texto.
Uma opção para criar tabelas com linhas e colunas irregulares é a barra de ferramentas Tabelas e bordas -deixe-a visível pelo item Barras de ferramentas do menu Exibir.
Com o botão Desenhar tabela, você pode clicar e arrastar o ponteiro sobre a página para criar as divisões, sem se preocupar com o tamanho das células -isso dá para fazer depois, com o AutoAjuste do menu Tabela.
Caso você sinta dificuldade com esse comando, utilize o Inserir tabela -informe o número desejado de linhas e colunas e, então, com o botão Desenhar tabela, faça as alterações necessárias.
Na mesma barra de ferramentas, há opções para colorir as células e colocar bordas em sua tabela.

Fórmulas
Se você quer somar diversos números em sequência em uma linha ou coluna, basta ir até sua última célula e clicar sobre o botão AutoSoma, na barra de ferramentas Tabelas e bordas.
Mas o valor da soma não muda automaticamente se você alterar os números da tabela. Caso você tenha criado uma matriz extensa, vá até o item Ferramentas/Opções e, na guia Imprimir, marque a caixa Atualizar campos. Toda vez que imprimir o documento, os valores serão atualizados.
Se precisar fazer uma conta mais complexa, utilize a opção Fórmula do menu Tabela. Lá é possível usar as referências como no "Excel" -as colunas são classificadas por letras e as linhas por números. Para multiplicar o valor das duas primeiras células de uma linha, por exemplo, o comando é =A1*B1.
Essa opção também permite atribuir formatos aos números, como moeda ou porcentagem.


Texto Anterior: Soft vende arquivo na rede
Próximo Texto: Defina formatos diferentes com um clique
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.